Artigos

Como lidar com as consequências imprevisíveis no campo

Published by
Como lidar com as consequências imprevisíveis no campo. Imagem: Divulgação

Em meio às incertezas climáticas que assombram o agronegócio brasileiro, produtores rurais se veem diante de um desafio constante: como lidar com as consequências imprevisíveis do clima sobre suas safras. Romário Alves, CEO e Fundador da Sonhagro, empresa dedicada a auxiliar produtores no processo de obtenção de benefícios relacionados à frustração de safra, destaca a importância de estar preparado para enfrentar esses desafios.

“A atividade agrícola é arriscada e, mesmo tomando todas as precauções necessárias, o clima pode causar perdas significativas”, afirma Alves. Nesse contexto, ele ressalta que é essencial que os produtores estejam cientes de seus direitos e saibam como comprovar os danos causados por eventos climáticos extremos.

Segundo o especialista, para obter o benefício de frustração de safra relacionado ao crédito rural, o produtor precisa seguir uma série de procedimentos que comprovem tanto a causa quanto as perdas da colheita. Entre as medidas recomendadas estão a confirmação da razão da frustração da safra. Então, inclui a coleta de materiais publicados em notícias sobre problemas climáticos na região, além dos decretos de calamidade eventualmente emitidos pelo Poder Executivo Municipal.

Anúncios

Comprovação de Perdas da Safra

Outra medida importante é a comprovação das perdas da safra. Alves sugere várias ações, como obter fotos e vídeos diários da propriedade rural e da plantação. Assim como solicitar imagens de satélite que demonstrem as áreas afetadas, elaborar laudos minuciosos sobre as perdas em conjunto com um responsável técnico, entre outros passos.

Related Post

“É importante que o produtor esteja bem documentado e acompanhe de perto todo o processo de comprovação das perdas”, destaca Romário. Ele ressalta a importância de apresentar as evidências diretamente às instituições financeiras, juntamente com um pedido de prorrogação das operações de crédito rural. Aliás, antes do vencimento dos títulos, baseado em um cronograma de pagamento realista e na capacidade financeira do produtor.

Diante dos desafios impostos pelos eventos climáticos extremos, a orientação de uma empresa especializada como a Sonhagro, assume uma importância primordial para que os produtores rurais possam assegurar seus direitos e manter a estabilidade econômica de suas atividades.

Anúncios

Sobre a Sonhagro

Especializada em soluções completas de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores. Dessa forma, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem.  Fazendo a sua história há 10 anos, com 60 unidades que facilitam o financiamento do crédito rural para os produtores em todo o país.

Então, gostou de “Como lidar com as consequências imprevisíveis no campo“?

Aliás, leia mais em Notícias.

Anúncios
  • Recent Posts

    Qual o Futuro Tecnológico do Agronegócio?

    Diante de crescimento financeiro do Ramo Agropecuário, as cooperativas baianas se preparam e estão de… Leia Mais

    03/03/2024

    Agrotech: startups trazem tecnologia e inovação para o agronegócio

    Agrotechs: O cenário das agrotechs ocupa o terceiro lugar (11,8%) entre os segmentos mais comuns… Leia Mais

    03/03/2024

    Árabes e Brasileiros: Diferenças e Semelhanças quando o assunto é o café

    Semana Internacional do Café teve demonstração do preparo à moda das aldeias árabes em programação… Leia Mais

    03/03/2024

    O que é Café Arábica?

    O que é Café Arábica? Você já deve ter ouvido falar neste nome, correto? Afinal,… Leia Mais

    03/03/2024

    Café orgânico vs café convencional: a diferença é real

    Você sabe a diferença? Entenda as diferenças de produção, sabor e impacto ambiental entre o… Leia Mais

    03/03/2024

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas: Confira estas dicas de Ricardo Martins, especialista… Leia Mais

    15/02/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais