Artigos

Tecnologia no Agronegócio: Qual o impacto e a importância?

Published by
Qual o impacto e a importância do uso da tecnologia no agronegócio? Foto de Marios Gkortsilas

Por Maykell Pereira e Rogério Capucho: O agronegócio é pop, mas ele também é, sobretudo, tecnologia. Afinal, nos últimos anos, vimos crescer gradativamente a presença de recursos tecnológicos nas atividades agrícolas, reforçando a sua importância para o desempenho do segmento. Por sua vez, mais do que enfatizar esse aspecto, é fundamental compreender a fundo quais os impactos e necessidade do uso da tecnologia no dia a dia das atividades desempenhadas.

Não há como negar a participação ativa que o agronegócio possui na economia brasileira. Só no primeiro trimestre deste ano, o setor saltou 21,6%, em relação aos três últimos meses de 2022 – consolidando o melhor resultado em 26 anos.  E, como reflexo desse avanço, acabou impulsionando o PIB que, no mesmo período, cresceu 1,9%.

Relevância

Tendo em vista a magnitude do agronegócio, é importante destacar a relevância da tecnologia para que o segmento venha mantendo o seu desempenho promissor. Engana-se quem pensa que a sua presença se restringe apenas a maquinários e sistemas de acompanhamento de produção – que, embora sejam peças fundamentais para seu crescimento, o uso de recursos tecnológicos também é essencial para os aspectos de gestão, contribuindo, como exemplo, para guiar o melhor caminho para tomadas de decisão de forma rápida e precisa.

Até porque, mesmo o agronegócio despontando sua relevância na economia, ainda assim, trata-se de um setor que possui suas particularidades. Não à toa, atualmente, vemos um processo de reestruturação tecnológica em que a maioria dos negócios que foram criados em núcleo familiar e com a sucessão das novas gerações, vem buscando cada vez mais aderir métodos embasados na inovação para simplificar e agilizar os processos, garantindo assim uma performance ainda mais eficiente.

Mas, apesar da tecnologia no agro ser uma realidade, nem todas as empresas estão de fato preparadas para utilizá-la. Esse, sem dúvidas, segue como um dos principais desafios a serem superados no setor, uma vez que de nada adianta investir em diversas ferramentas e soluções, sem saber como aplicá-las corretamente de forma estratégica, se tornando um impeditivo para o seu crescimento.

Solução Tecnologia no Agronegócio

Contudo, para este problema especificamente, há uma solução. Centralizar as informações em um único software, como um ERP, sempre será o caminho mais simples e assertivo para uma gestão eficiente. Através do uso de uma única ferramenta gerencial para as atividades do campo, ganhos como redução de custos e tempo. Além disso, agilidade, maior dinâmica dos processos, indicadores com total precisão acerca da performance produtiva e a automatização, despontam como benefícios extremamente promissores para o setor.

Obviamente, para que esses ganhos se obtenha de forma correta, necessário contar com o apoio de profissionais experientes na área. Aliás, diferentemente do que se diz por aí, a tecnologia não irá substituir a mão de obra humana, mas sim abrir oportunidades. Afinal, além de impulsionar o cenário econômico, o agronegócio também vem fortificando a sua demanda por profissionais.

Como prova disso, de acordo com o estudo da Agência Alemã de Cooperação Internacional, nos próximos dois anos, o agronegócio deve gerar no Brasil 178 mil novas vagas voltadas para aqueles que dominem as tecnologias digitais. Porém, haveria apenas 32,5 mil profissionais para essas vagas, resultando em um gap de 82%.

Crescimento

Esse é mais um fator que confirma que o agronegócio segue sendo um setor que irá manter o seu alto ritmo de crescimento e oportunidades. Além disso, não podemos deixar de falar da incorporação de cada vez mais tendências nas atividades de campo, desde drones, rede 5G, telemetria, captação de imagens, dentre tantos outros recursos.

Related Post

Certamente, o cenário empolga. Mas, como falamos, não basta ter a tecnologia, sem saber como usá-la de forma estratégica. Por isso, para se obter exímio desempenho, é fundamental que, durante a jornada rumo a transformação digital, as empresas tenham a presença de uma consultoria especializada no ramo, com a máxima experiência nas dores sentidas pelo segmento e que compreenda as complexidades existentes, orientando no melhor caminho rumo a unificação entre tecnologia e gestão eficiente.

Falar sobre o agro é abrir margem para as mais diversas oportunidades e recursos que podem ser aplicados no setor. No entanto, o seu sucesso dependerá de passos, decisões e conhecimentos que devem ser adquiridos desde já. Devemos aproveitar o máximo crescimento do agronegócio brasileiro e tomar medidas que alavanquem ainda mais o seu potencial. E, para isso, a tecnologia sempre terá sua importância.

Maykell Pereira é diretor de operações da Auma Tecnologia.

Rogério Capucho é Co-Ceo da SPS Group, uma das maiores parceiras SAP Business One do Brasil.

Sobre a SPS Group

Localizada em São José dos Campos (SP), a SPS Group atua há 10 anos no mercado ERP, desenvolvendo tecnologias e soluções inteligentes de gestão empresarial. Parceira SAP Gold Partner e eleita a melhor consultoria SAP Business One da América Latina em 2022, além de oferecer as soluções do portfólio SAP, também desenvolve internamente extensões tecnológicas adicionais ao B1, com vasto know-how para atendimento de pequenas e médias empresas dos mais diversos setores da economia como indústria, distribuição, franquias e serviços.

E, para as grandes operações, oferece a solução SAP S/4 HANA, que permite que as empresas operem de forma inteligente, com processamentos em tempo real, modelos de dados simplificados, automação, Machine Learning, análises preditivas e muito mais. A empresa conta com 146 colaboradores que estão divididos entre as unidades de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Caxias do Sul e Manaus todos os consultores especialistas são certificados pela SAP, e já soma mais de 160 clientes em todo território nacional e internacional.

Sobre a Auma Tecnologia

Localizada em Minas Gerais, na cidade de Patos de Minas, a Auma Negócios atua com foco nos segmentos de indústria e comércio, ciência e tecnologia, energia e adubo, atividades agrícolas e tecnologia da informação – sendo este último setor o enfoque da Auma Tecnologia. Criada dentro do campo, a spin-off atua com foco no desenvolvimento de soluções como potencializadoras de gestão, aproximando a tecnologia das pessoas e empresas com o intuito de auxiliar nas tomadas de decisões a partir de dados reais e integrados.

Gostou de “Tecnologia no Agronegócio: Qual o impacto e a importância?”?

Então, leia mais em Notícias.

Share
Published by
  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais