Artigos

Bioinsumos: O que são?

Published by
Bioinsumos: O que são? Roberto Levrero, presidente executivo da Abisolo. Foto: Divulgação

Biofertilizantes, ou Bioinsumos, são produtos que contém princípio ativo ou agente orgânico, isento de substâncias agrotóxicas, capaz de atuar, direta ou indiretamente, sobre o todo ou parte das plantas cultivadas, elevando a sua produtividade, sem ter em conta o seu valor hormonal ou estimulante. Eles integram um dos segmentos representados pela Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo).

Portanto, trata-se de uma indústria com um portifólio de soluções aptas a reduzir a dependência do Brasil dos insumos importados. Dessa forma, a melhorar os indicadores de sustentabilidade na agricultura. Aliás, principalmente contribuir com a fisiologia vegetal ao estimular processos metabólicos que melhoram a adaptação das plantas ao ambiente e o aproveitamento de fertilizantes.“

Anúncios

Resultados de Produtividade

No segmento de biofertilizantes e de produtos que contém biofertilizantes o crescimento médio foi de 36% ao ano, entre os anos de 2019 e 2022, quando atingiram o faturamento de R$ 4,8 bilhões. Os resultados de produtividade e de qualidade obtidos a partir da sua utilização são evidentes e a adoção desses produtos só vai aumentar”, analisa o presidente do Conselho Deliberativo da entidade, Clorialdo Roberto Levrero. Então, os biofertilizantes são produtos naturais que se destacam pelos efeitos fisiológicos positivos, que auxiliam as plantas a expressar o seu máximo potencial genético.

Para esclarecer dúvidas sobre biofertilizantes, a Abisolo publicou um vídeo, em seu canal no Youtube. No início, o vídeo informa que biofertilizantes são produtos feitos com substâncias naturais que atuam no metabolismo das plantas. Assim, ajudando-as a cumprir, com maior facilidade, seus processos produtivos.

A adoção dos biofertilizantes nos mais diversos cultivos ajuda a melhorar o sistema radicular, o crescimento vegetativo, a floração, o pegamento e o enchimento dos frutos e dos grãos. O vídeo mostra essas contribuições e destaca, ainda, que os biofertilizantes colaboram para que as plantas consigam enfrentar os desafios impostos pelas mudanças climáticas.

O material produzido pela Abisolo descreve que os extratos de algas, os aminoácidos, substâncias húmicas e extratos vegetais são exemplos de fontes biofertilizantes, que podem ser líquidos ou sólidos e podem ser aplicados nas folhas, no solo, nas sementes, por meio da fertirrigação e hidroponia. O vídeo pode ser conferido no canal oficial da Abisolo no Youtube ou clicando no link abaixo:https://www.youtube.com/watch?v=wGux4zPKFDU&t=3s.  

Related Post
Anúncios

Sobre a Abisolo

A Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo) foi fundada em março de 2003, com o objetivo de representar e defender os interesses das empresas produtoras de importantes insumos que colaboram para o aumento da qualidade, produtividade e sustentabilidade da agricultura brasileira. A entidade congrega fabricantes e importadores de fertilizantes minerais especiais, organominerais, orgânicos, biofertilizantes, condicionadores de solo de base orgânica e substratos para plantas.

Reunindo mais de 140 empresas associadas, participa ativamente das discussões de temas de interesse do setor junto aos diversos Ministérios e Secretarias. Além disso, Órgãos de Controle e Fiscalização Ambiental, Instituições de Pesquisa, Receitas Estadual e Federal. Assim como de outras entidades representativas de diferentes setores da sociedade civil organizada, buscando sempre a competitividade, a liberdade econômica e a valorização dos segmentos que representa.

Acesse os canais da Abisolo nos links abaixo

Site: www.abisolo.com.br
LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/abisolo
Facebook:  https://www.facebook.com/Abisolo.Fertilizantes
Instagram: @abisolo_nutricao_vegetal

Anúncios

Gostou de “Bioinsumos: O que são?”?

Então, leia mais em Notícias.

Anúncios
Share
Published by
  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais