Artigos

Café Corta Efeito de Remédios?

Published by
Café Corta Efeito de Remédios? Photo by Artur Zhadan

Alguns medicamentos não devem ser tomados com café, pois a bebida corta o seu efeito. Confira já o que diz novo estudo sobre o assunto!

O café é uma das bebidas mais populares do mundo e é conhecido por ser uma das principais fontes de cafeína. E, volta e meia, as pessoas pessoas se perguntam: Café corta efeito de tais remédios?

Embora a cafeína possa ser uma substância estimulante, também é um componente bioativo que pode afetar significativamente o efeito de alguns medicamentos no organismo humano.

Um artigo publicado na revista científica BioMed Research International adverte sobre as interações do café com medicamentos e os efeitos que essa interação pode ter no tratamento de doenças.

Interação entre o café e os medicamentos

O estudo “The effect of coffee on the pharmacokinetic properties of drugs” indica que tomar certos medicamentos com café pode afetar a forma como eles funcionam no organismo. A pesquisa aponta que a bebida pode melhorar a resposta terapêutica, causar falhas no tratamento ou motivar reações tóxicas. Os autores do artigo destacam que há uma interação significativa entre o café e muitos medicamentos importantes devido aos seus principais componentes.

A cafeína é um dos principais componentes do café e pode afetar a absorção dos medicamentos. O estudo indica que a absorção de ferro é reduzida entre 39% a 90% quando se toma uma xícara de café ou outras bebidas com cafeína. Por isso, recomenda-se evitar o consumo de bebidas cafeinadas em conjunto com alimentos que contenham ferro ou suplementos nutricionais. O intervalo de pelo menos uma hora entre eles também é recomendado.

Related Post

A cafeína e a biodisponibilidade dos medicamentos

O café pode acelerar o efeito de certos medicamentos. Por exemplo, a cafeína melhora a biodisponibilidade da ergotamina, um medicamento utilizado para o tratamento de enxaqueca. Então, pode levar a uma ação mais rápida e a um efeito mais duradouro do medicamento. Da mesma forma, a aspirina produz seu efeito analgésico mais rápido e efetivo quando administrada com café ou co-formulada com cafeína.

Tomar remédios com café pode levar a mudanças na distribuição, metabolismo e excreção dos medicamentos. Embora essas mudanças possam melhorar a eficácia de alguns medicamentos, elas podem causar reações tóxicas em outros. Por isso, a ingestão de café e outras bebidas que contenham cafeína com remédios dever-se-á restringida. Todavia, menos que se prove que o café não alterará a eficácia do medicamento.

Conclusão

Portanto, os autores do estudo concluem que a interação entre o café e os medicamentos pode afetar significativamente o tratamento de doenças. A menos que seja provado que o café não irá alterar a eficácia do medicamento, a ingestão dele – e de outras bebidas que contenham cafeína – com remédios deve ser restringida.

Então, importante lembrar que as interações do café com medicamentos podem variar de acordo com o tipo de medicamento, a dose e a frequência de uso. Por isso, antes de tomar qualquer medicamento, é importante consultar um profissional. Aliás, caso seja um amante do café e deseja praticidade e sabor, que tal essa promoção especial da Nespresso (Clique Aqui)?

Gostou de “Café Corta Efeito de Remédios?”?

Então, leia mais em Notícias.

  • Recent Posts

    Qual o Futuro Tecnológico do Agronegócio?

    Diante de crescimento financeiro do Ramo Agropecuário, as cooperativas baianas se preparam e estão de… Leia Mais

    03/03/2024

    Agrotech: startups trazem tecnologia e inovação para o agronegócio

    Agrotechs: O cenário das agrotechs ocupa o terceiro lugar (11,8%) entre os segmentos mais comuns… Leia Mais

    03/03/2024

    Árabes e Brasileiros: Diferenças e Semelhanças quando o assunto é o café

    Semana Internacional do Café teve demonstração do preparo à moda das aldeias árabes em programação… Leia Mais

    03/03/2024

    O que é Café Arábica?

    O que é Café Arábica? Você já deve ter ouvido falar neste nome, correto? Afinal,… Leia Mais

    03/03/2024

    Café orgânico vs café convencional: a diferença é real

    Você sabe a diferença? Entenda as diferenças de produção, sabor e impacto ambiental entre o… Leia Mais

    03/03/2024

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas: Confira estas dicas de Ricardo Martins, especialista… Leia Mais

    15/02/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais