O café é uma das bebidas mais populares do mundo e é conhecido por ser uma das principais fontes de cafeína. E, volta e meia, as pessoas pessoas se perguntam: Café corta efeito de tais remédios?
Embora a cafeína possa ser uma substância estimulante, também é um componente bioativo que pode afetar significativamente o efeito de alguns medicamentos no organismo humano.
Um artigo publicado na revista científica BioMed Research International adverte sobre as interações do café com medicamentos e os efeitos que essa interação pode ter no tratamento de doenças.
O estudo “The effect of coffee on the pharmacokinetic properties of drugs” indica que tomar certos medicamentos com café pode afetar a forma como eles funcionam no organismo. A pesquisa aponta que a bebida pode melhorar a resposta terapêutica, causar falhas no tratamento ou motivar reações tóxicas. Os autores do artigo destacam que há uma interação significativa entre o café e muitos medicamentos importantes devido aos seus principais componentes.
A cafeína é um dos principais componentes do café e pode afetar a absorção dos medicamentos. O estudo indica que a absorção de ferro é reduzida entre 39% a 90% quando se toma uma xícara de café ou outras bebidas com cafeína. Por isso, recomenda-se evitar o consumo de bebidas cafeinadas em conjunto com alimentos que contenham ferro ou suplementos nutricionais. O intervalo de pelo menos uma hora entre eles também é recomendado.
O café pode acelerar o efeito de certos medicamentos. Por exemplo, a cafeína melhora a biodisponibilidade da ergotamina, um medicamento utilizado para o tratamento de enxaqueca. Então, pode levar a uma ação mais rápida e a um efeito mais duradouro do medicamento. Da mesma forma, a aspirina produz seu efeito analgésico mais rápido e efetivo quando administrada com café ou co-formulada com cafeína.
Tomar remédios com café pode levar a mudanças na distribuição, metabolismo e excreção dos medicamentos. Embora essas mudanças possam melhorar a eficácia de alguns medicamentos, elas podem causar reações tóxicas em outros. Por isso, a ingestão de café e outras bebidas que contenham cafeína com remédios dever-se-á restringida. Todavia, menos que se prove que o café não alterará a eficácia do medicamento.
Portanto, os autores do estudo concluem que a interação entre o café e os medicamentos pode afetar significativamente o tratamento de doenças. A menos que seja provado que o café não irá alterar a eficácia do medicamento, a ingestão dele – e de outras bebidas que contenham cafeína – com remédios deve ser restringida.
Então, importante lembrar que as interações do café com medicamentos podem variar de acordo com o tipo de medicamento, a dose e a frequência de uso. Por isso, antes de tomar qualquer medicamento, é importante consultar um profissional. Aliás, caso seja um amante do café e deseja praticidade e sabor, que tal essa promoção especial da Nespresso (Clique Aqui)?
Então, leia mais em Notícias.
Capuccino, Chocolate Cremoso, Chocolate em Pó 32%, Chai Latte e o exclusivo Matcha Latte são… Leia Mais
Oportunidade de emprego na Nestlé, para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais
Insumos Agrícolas: Tendência é impulsionada pela digitalização no agronegócio que traz vantagens competitivas Leia Mais
Valor representa aumento de 17% em relação ao crédito concedido na última safra: Sicredi disponibiliza… Leia Mais
Projeto ReciclAção da Coopercam completa 10 anos: Duas ações em um só projeto: preservação do… Leia Mais
Lubrificantes Mobil™ trazem inovação e eficiência para o mercado de compressores de refrigeração industrial Leia Mais
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.
Leia Mais