Tipos de Café

Qual a diferença entre café superior, gourmet e especial?

Published by

Que café é uma paixão brasileiro é indiscutível, mas será que café é tudo a mesma coisa? É bem óbvio que não e, por isso hoje iremos apontar a diferença entre café superior, gourmet e especial.

Mas antes de falarmos sobre as diferenças é necessário saber que existe o Programa de Qualidade do Café da ABIC. Esse programa criado em 2004 com a intenção de aumentar mais a qualidade do café oferecido.

Pontuação na ABIC

Anualmente a ABIC realiza cerca de 5.000 análises de monitoramento para os produtos certificados no Selo de Pureza e Programa de Qualidade. Consiste em analisar a pureza em laboratórios especializados e credenciados pela ABIC. Também é feita a análise de qualidade.

Com resultado da análise do produto, levando em consideração a pureza e qualidade, o café recebe uma nota de qualidade global. essa nota determina a classificação do produto da seguinte forma:

Tradicionais e/ou Extra Forte = nota de QG >= 4,5 e <5,9
Superiores = nota de QG >= 6,0 e <7,2
Gourmets = nota de QG >= 7,3 até 10

Caso a nota fique abaixo de 4,5, o café não é recomendável para consumo.

Café Superior

O café superior, como vimos anteriormente, é o que vem logo acima do café tradicional na escala da ABIC.

Na hora do processo produtivo, o café superior acaba sendo mais trabalhoso do que o café tradicional, além disso a produção costuma ser feita em menor quantidade. Exigindo muito cuidado em todo o processo de produção.

Segundo a ABIC “O café superior está na escala intermediaria de qualidade, seu amargor não é tão intenso e geralmente é feito para quem procura uma experiência diferenciada no hábito de tomar café. Tem sabor e aroma equilibrado e agradável e deixa um gosto prolongado na boca.”

Related Post

Em resumo, ele é bem similar ao sabor do café tradicional com a diferença de todo o cuidado maior na hora do plantio e colheita.

Café Gourmet

Com a qualidade mais elevada, o café gourmet possui aromas e sabor suaves provenientes de uma seleção cuidadosa dos grãos e de torra controlada.

É um café 100% arábica, com uma altura superior a 1.000 metros. Não existe uma definição padrão, mas refere-se a todos os cafés finos, prontos para serem consumidos.

Café Especial

Não categorizado pela ABIC, o café Especial é todo aquele que atinge, no mínimo, 80 pontos na escala de pontuação da Metodologia de Avaliação Sensorial da SCA (Specialty Coffee Association)

Normalmente será encontrado com maior facilidade em grãos, porque dessa forma preserva mais as propriedades.

Conheça a linha de cafés especiais da Coffe ++ clicando aqui!

Diferença entre café superior, gourmet e especial

Com toda a certeza a maior diferença entre eles é a qualidade. É possível sentir a diferença no paladar dos tipos de cafés.

O café superior é bem aproximado do que nos oferece o tradicional, encontrado em qualquer mercado. O Gourmet já é um pouco mais trabalhado no aroma e sabores. Porém o especial diverge de todos, demonstrando ser de qualidade única.

Como vimos, a diferença entre eles não está apenas nos grãos, mas também na torra. Esse ponto faz uma diferença gigante na hora do consumo. Visto que, quanto mais tempo o café fica no torrador, mais açúcar natural do grão é consumido. Dessa forma, quanto mais escura a torra do café, menos doce ele será.

  • Recent Posts

    Qual o Futuro Tecnológico do Agronegócio?

    Diante de crescimento financeiro do Ramo Agropecuário, as cooperativas baianas se preparam e estão de… Leia Mais

    03/03/2024

    Agrotech: startups trazem tecnologia e inovação para o agronegócio

    Agrotechs: O cenário das agrotechs ocupa o terceiro lugar (11,8%) entre os segmentos mais comuns… Leia Mais

    03/03/2024

    Árabes e Brasileiros: Diferenças e Semelhanças quando o assunto é o café

    Semana Internacional do Café teve demonstração do preparo à moda das aldeias árabes em programação… Leia Mais

    03/03/2024

    O que é Café Arábica?

    O que é Café Arábica? Você já deve ter ouvido falar neste nome, correto? Afinal,… Leia Mais

    03/03/2024

    Café orgânico vs café convencional: a diferença é real

    Você sabe a diferença? Entenda as diferenças de produção, sabor e impacto ambiental entre o… Leia Mais

    03/03/2024

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas: Confira estas dicas de Ricardo Martins, especialista… Leia Mais

    15/02/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais