Artigos

Quantas xícaras de café posso beber por dia?

Published by

É fato que os xícaras de café possuem seus benefícios, tais como: ativa a mente, rico em antioxidante, alguns estudos relacionam o consumo do café com o combate de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer, ajuda no emagrecimento além de aumentar o rendimento físico.

Apesar da lista extensa de benefícios no consumo de café, tudo em excesso faz mal e o café não está fora disso.

Malefícios do café

Da mesma forma que o consumo moderado do café traz benefícios, o mesmo café, dependendo do organismo e da quantidade de consumo, pode sim trazer malefícios.

  • Consumir muita cafeína pode levar a nervosismo, ansiedade, palpitações cardíacas e até ataques de pânicos. 
  • A cafeína também pode ter efeitos diuréticos e de aumento da pressão sanguínea, embora estes geralmente se dissipem com o seu consumo regular.
  • A cafeína pode levar a pessoa ao vício em café e quando pessoas se abstêm de cafeína, elas apresentam sintomas de abstinência como exaustão, dores de cabeça, nevoeiro mental e irritabilidade.

Dentre as formas de preparo do café, filtrá-lo é a mais saudável. Café filtrado com filtros de papel remove substâncias que aumentam o colesterol.

Quem deve evitar tomar café?

Pessoas com problemas cardíacos devem optar pela moderação no consumo do café ou optar pela versão descafeinada, sobretudo pessoas que já fazem uso de suplementos de academia que possuam cafeína.

Também é importante ressaltar que o uso consumo das xícaras de café não são recomendadas às gestantes sensíveis a cafeína e para crianças e adolescentes.

Related Post

Diferenças entre os cafés!

Não podemos deixar de lembrar que, por exemplo, um café expresso terá o triplo de cafeína do que um café coado. Além de existir o café descafeinado.

Vale lembrar que a cafeína está presente no cacau, no guaraná e em alguns chás. Por isso, não deve ser contabilizada somente a cafeína do café, mas de tudo o que consumimos no dia.

Qual a dose de café tolerável?

Muitos estudos sobre o assunto divergem no valor exato referente a dose tolerável de xícaras de café diárias a ponto de causar um malefício ou até mesmo a morte.

Algumas pesquisas indicam que a partir da 6 xícara de café por dia, já é possível correr riscos de aumento de doenças cardíacas. Embora outros estudos mencionam que a dose capaz de causar a morte de um ser humano adulto é em torno de 5 a 10 g, o conteúdo de cerca de 50 a 100 xícaras de café (média de 75 xícaras),100 a 150 xícaras de chá (média de 125 xícaras ) ou mais de 200 garrafas de uma bebida do tipo cola.

Sinais de intoxicação entretanto podem ocorrer no uso de doses menores, em torno de 1g, correspondente a ingestão de 20 a 50 xícaras de café, de uma só vez, por
uma pessoa pouco habituada ao seu uso diário.

Possíveis sintomas de um consumo excessivo de café

  • Aumento dos batimentos cardíacos;
  • Tontura;
  • Diarréia;
  • Febre e sede excessiva;
  • Movimentos incontroláveis dos músculos;
  • Dor no peito;
  • Convulsões.

Como em tudo na vida, o café não é a exceção quando o assunto é manter a moderação para que a pessoa consiga conquistar uma vida saudável.

  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais