É fato que os xícaras de café possuem seus benefícios, tais como: ativa a mente, rico em antioxidante, alguns estudos relacionam o consumo do café com o combate de doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer, ajuda no emagrecimento além de aumentar o rendimento físico.
Apesar da lista extensa de benefícios no consumo de café, tudo em excesso faz mal e o café não está fora disso.
Da mesma forma que o consumo moderado do café traz benefícios, o mesmo café, dependendo do organismo e da quantidade de consumo, pode sim trazer malefícios.
Dentre as formas de preparo do café, filtrá-lo é a mais saudável. Café filtrado com filtros de papel remove substâncias que aumentam o colesterol.
Pessoas com problemas cardíacos devem optar pela moderação no consumo do café ou optar pela versão descafeinada, sobretudo pessoas que já fazem uso de suplementos de academia que possuam cafeína.
Também é importante ressaltar que o uso consumo das xícaras de café não são recomendadas às gestantes sensíveis a cafeína e para crianças e adolescentes.
Não podemos deixar de lembrar que, por exemplo, um café expresso terá o triplo de cafeína do que um café coado. Além de existir o café descafeinado.
Vale lembrar que a cafeína está presente no cacau, no guaraná e em alguns chás. Por isso, não deve ser contabilizada somente a cafeína do café, mas de tudo o que consumimos no dia.
Muitos estudos sobre o assunto divergem no valor exato referente a dose tolerável de xícaras de café diárias a ponto de causar um malefício ou até mesmo a morte.
Algumas pesquisas indicam que a partir da 6 xícara de café por dia, já é possível correr riscos de aumento de doenças cardíacas. Embora outros estudos mencionam que a dose capaz de causar a morte de um ser humano adulto é em torno de 5 a 10 g, o conteúdo de cerca de 50 a 100 xícaras de café (média de 75 xícaras),100 a 150 xícaras de chá (média de 125 xícaras ) ou mais de 200 garrafas de uma bebida do tipo cola.
Sinais de intoxicação entretanto podem ocorrer no uso de doses menores, em torno de 1g, correspondente a ingestão de 20 a 50 xícaras de café, de uma só vez, por
uma pessoa pouco habituada ao seu uso diário.
Como em tudo na vida, o café não é a exceção quando o assunto é manter a moderação para que a pessoa consiga conquistar uma vida saudável.
Aplicativo para agricultura familiar, Laços do Agro será utilizado no Paraguai, conectando pequenos produtores à… Leia Mais
Brasil pode liderar mercado de Créditos de Carbono: Tema será um dos destaques na segunda… Leia Mais
Oportunidades e desafios no agronegócio em 2025: ascensão da tokenização de commodities, compras e pagamento… Leia Mais
Gustavo Defendi, sócio-diretor da Real Cestas, aborda sobre como a supersafra de arroz não impediu… Leia Mais
O Zerah Platform quer levar conhecimento acessível sobre o uso de Inteligência Artificial, letramento e… Leia Mais
Agro Brasil + Sustentável é o primeiro ambiente especialmente voltado para qualificação do setor agropecuário… Leia Mais
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.
Leia Mais