Artigos

Selos de Qualidade do Café: Saiba escolher bem o seu!

Published by
Selos de Qualidade do Café. Photo by Nathan Dumlao

Escolha o melhor café! Conheça os selos de qualidade que vão te ajudar a identificar os melhores produtos no mercado

Considerado um dos melhores do mundo, o café brasileiro é a segunda maior bebida consumida no país. Com inúmeras opções no mercado e a crescente busca por Selos de Qualidade do Café, é possível agradar todo tipo de consumidor. A bebida tradicional extraforte, por exemplo, é a mais comercializada, representando 83% das vendas e oferecendo ótimo custo benefício.

Contudo, o consumidor deve ter cautela ao adquirir o produto, levando em conta não apenas o preço, mas também a embalagem do café. Isso porque a bebida recebe certificação de pureza e qualidade, garantindo o padrão pleiteado pelo Ministério da Agricultura.

Então, para que uma empresa possa vender o produto com os selos de qualidade e pureza da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), é necessário passar por um processo com diversas etapas. O empreendedor deve preencher uma ficha contendo a categoria do café, que varia do tradicional ao gourmet.

Outro ponto a ser considerado é o envio de uma amostra da bebida para análise. A Abic realiza um reconhecimento sensorial do produto produzido pela organização para, então, conceder o selo de qualidade ao produtor.

Dessa forma, é fundamental que o consumidor esteja atento à qualidade do café adquirido, escolhendo opções com certificação de pureza e qualidade. Já para as empresas produtoras, obter o selo da Abic pode ser um diferencial importante no mercado. Portanto, torna o processo de certificação uma oportunidade valiosa para aumentar a competitividade no setor.

Selo BSCA: Cafés Especiais

Para garantir a qualidade do café produzido, as empresas devem seguir diversas etapas e exigências para receber os selos de certificação das associações responsáveis pela avaliação. Após obter o selo de qualidade da Abic, por exemplo, a empresa deve passar por uma avaliação um ano depois da certificação. Sendo assim, para verificar as instalações e condições de trabalho dos funcionários, que pode ser remota ou presencial e realizada por uma organização certificadora. Aliás, conheça este produto, do melhor tipo de café produzido no Brasil!

Além disso, a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) também certifica o café, exigindo o envio de uma amostra de dois quilos do produto para análise. Os provadores avaliam a qualidade do café, observando diversos quesitos como cor, tipo, aspecto e torra.

É importante ressaltar que após a aprovação do café seguindo critérios estabelecidos, a bebida passa por outra etapa da análise. Nessa fase, a BSCA avalia a doçura, sabor e acidez do produto. Caso seja aprovado em todas as fases, o café da empresa recebe o selo de certificação.

Entretanto, mesmo com a certificação e aprovação do café, as empresas produtoras devem passar por auditorias periódicas para analisar a qualidade do produto através de amostras, sem aviso prévio. Assim, é fundamental que as empresas se mantenham constantemente em conformidade com os requisitos de qualidade e segurança alimentar, garantindo a satisfação do consumidor e a valorização do produto brasileiro no mercado internacional.

Related Post

Selo ABIC: Café Torrado

No início de janeiro, o Ministério da Agricultura estabeleceu a portaria 570 para definir o padrão oficial de classificação do café torrado no Brasil. Essa ação respalda a atuação dos órgãos de defesa do consumidor na luta contra possíveis fraudes na produção.

De acordo com a Abic, a mudança é de grande importância para o consumidor de café, já que a nova portaria torna obrigatório que as empresas forneçam mais informações sobre o produto nas embalagens, como a espécie de café utilizada, o ponto de torra e o padrão de qualidade.

Com essa nova determinação, os cafés produzidos por empresas suspeitas de fraude ou considerados impuros serão desclassificados e, portanto, proibidos de serem comercializados ou fornecidos aos clientes e consumidores. Dessa forma, essas empresas ficam impedidas de participar do mercado.

Essa mudança traz maior segurança ao consumidor, que terá informações mais precisas sobre o produto que está adquirindo, e também incentiva as empresas a produzirem um café de qualidade, seguindo as normas estabelecidas pela portaria.

Com a obrigatoriedade de informações mais detalhadas nas embalagens, espera-se que o consumidor brasileiro tenha um acesso mais fácil a um café de qualidade, o que contribui para o fortalecimento do mercado interno e o aumento das exportações. Então, veja esta promoção de café com selo ABIC!

Tipos de Café no Brasil

No Brasil, existem quatro tipos principais de café, cada um com características distintas. Para adquirir a bebida ideal para seu perfil, o consumidor deve considerar alguns aspectos. O café tradicional é facilmente encontrado nos supermercados em todo o país, possui um aroma e sabor comum, e é um produto com bom custo-benefício. As empresas produtoras costumam evitar grãos com defeito, mas não há uma proibição.

Por outro lado, o café superior possui um sabor e aroma mais acentuados, com um valor agregado mais elevado e no máximo 10% de grãos defeituosos. Já o café gourmet é de alta qualidade, sem nenhum grão defeituoso, raro e fino, com notas frutais, achocolatadas e de nozes. O café especial, por sua vez, se destaca por apresentar aromas e sabores complexos, e deve possuir na embalagem detalhes como a variação da safra e a certificação de origem.

Essa certificação é bastante rígida e exige processos de produção sustentáveis. Além disso, é importante destacar que a qualidade do café pode ser influenciada por diversos fatores, como o tipo de torra, a região onde foi produzido e a espécie de café utilizada. Portanto, é essencial que o consumidor esteja atento a esses detalhes para escolher o café que melhor atenda às suas preferências.

Gostou de “Selos de Qualidade do Café: Saiba escolher bem o seu!”?

Então, leia mais em Notícias.

  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais