Artigos

Consumo de café avança; veja os tipos da bebida

Published by
Consumo de café avança; veja os tipos da bebida. Foto: Divulgação

Consumo de café avança; veja os tipos da bebida: Brasil registrou 55,07 milhões de sacas em 2023 e crescimento do consumo

Entre os principais tipos de cafés mais conhecidos estão o tradicional, o especial e a linha gourmet. Tipo de torra e grãos contribuem para a diferença entre os três

Em linhas gerais, é uma mistura simples: basta adicionar o pó à água fervente e se tem uma das bebidas mais populares do mundo, o café. Ao longo do tempo, o café tem ganhado muitíssimas variações, mas a suas raízes jamais deixaram de estar fincadas na história como um dos produtos que contribuem para a economia, geram emprego e renda, além de garantir cada vez mais adeptos ano após ano.

Em 2023, por exemplo, o Brasil registrou aumento de 1,64% no consumo de café frente a 2022, além de representar aumento de 39,4% da safra, totalizada em 55,07 milhões de sacas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O desempenho, manteve o Brasil como o maior consumidor dos cafés nacionais. Além disso, o país ocupa a posição de segundo maior consumidor de café do mundo. A diferença para o primeiro lugar, ocupado pelos Estados Unidos, é de 5,2 milhões de sacas.

Anúncios

Consumo Regional

Sobre o consumo de café regional, a região Sudeste responde por 41,8% do total nacional. Enquanto a região Nordeste por 26,9%, a região Sul por 14,7%, a região Norte por 8,6% e a Centro-Oeste por 8,0%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Não à toa, o café ganhou um dia para chamar de seu: 14 de abril, o dia mundial do café. A data foi criada em 2015 pela Organização Internacional do Café (OIC), para celebrar a bebida e seus produtores, além de destacar a importância do café na economia global. Aliás, é uma oportunidade para os consumidores de café conhecerem mais sobre as diferentes variedades e métodos de preparo. Além disso, para os produtores de café compartilharem suas histórias e tradições.

Anúncios

Destaque

Um dos locais em Fortaleza que são referência na bebida e que celebra sete anos de atuação no mercado de café neste ano é a Benévolo Cafe e Gelato. A casa realizada a entrega do café pronto, em grãos ou moído, para serem preparados em casa, caso o cliente queira. Há várias formas de preparo do café, desde o método espresso, filtrado, prensa francesa, globinho ou o para que gosta de experiências o café gelado. Sem contar as receitas que podem ser feitas com a bebida, como doces, bolos e geleias. Na Benévolo há ainda o gelato de café, feito com o café espresso e o cappuccino.

O cardápio da Benévolo está disponível para venda pelo delivery e também pelos principais aplicativos de entregas. “Temos como blend principal, o café do Maciço de Baturité, nosso café é moído na hora, ou quem preferir em grãos para que o cliente possa preparar seu café em casa com o máximo de frescor. Também presente nos Supermercados Pinheiro, Supermercado Guará, Supermercado Lagoa, Supermercado Frangolândia e breve em mais lojas da cidade.

Related Post
Anúncios

Diversidade de opções

O estabelecimento oferece cafés de todos os tipos, desde o espresso ao drink. “Desde então estamos mantendo a bandeira de trabalhar com café do Ceará como Blend principal. Comemoramos sete anos no mercado como a primeira cafeteria a torrar e trazer o café cearense no método de extração espresso servido diariamente nas nossas lojas. Essa estratégia nos fortaleceu na região para que os produtores locais continuassem na busca da melhoria do grão, tanto que mais produtores foram buscar especialização para conseguir chegar ao consumidor final. Nesse conjunto ficamos feliz em conseguir fazer parte dessa história, destacou Jefferson Deywis.

Ainda segundo ele, a Benévolo recebeu a visita de muitos produtores locais e por isso foi a primeira cafeteria a torrar o café e servir no método espresso. “Vimos outros produtores se aperfeiçoando e passamos a testemunhar a concretização do renascimento de uma associação na região, melhorando os métodos de produção, secagem, armazenamento e comercialização para a região. É um amadurecimento muito grande. É o café 100% cearense e isso nos enche de orgulho”, ressalta.

Tipos e diferenças de café

De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Café, o preço médio dos cafés Especiais aumentou 3,15%, quando comparado o período de janeiro de 2023 com dezembro de 2023. Já a categoria de cafés Gourmets teve queda de 10,71% no valor, assim como a categoria de cafés Superiores (11,78%), cafés Tradicionais e Extrafortes (10,21%) e dos cafés em cápsula (7,76%).

Café Especial

O café Especial recebe o título se for produzido com 100% dos grãos da espécie Arábica, tiver certificação sócio-ambiental e conquistar no mínimo 80 pontos na análise sensorial da BSCA Associação Brasileira de Cafés Especiais. A escala vai até 100.

Anúncios

Café Gourmet

O termo é uma categoria de classificação de café torrado e moído criado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC). Feito apenas a partir da espécie Arábica, considerada mais nobre. Tem qualidade superior ao tradicional também por causa de especificidades nas etapas de produção – como menor tempo de torra, preservando o açúcar natural do grão.

Café Tradicional

Produzido em larga escala e vendido a preços inferiores, não passa por uma seleção rigorosa. É composto por grãos conilon da espécie Robusta ou uma mistura entre Robusta e Arábica, mas com alta incidência de defeitos e impurezas que alteram o sabor. Para disfarçar essas imperfeições, passa por uma torra bastante escura e uma moagem bem fina.

Gostou de “Consumo de café avança; veja os tipos da bebida”?

Então, leia mais em Notícias.

Anúncios
Share
Published by
  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais