Nas redes sociais, circula um áudio atribuído a um suposto carregador de café, afirmando que o café moído e embalado a vácuo teria adição de sangue de boi para dar peso e volume. No entanto, essa informação não é verdadeira e foi negada pela ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café).
Assim, a associação desmente a alegação e registrou um boletim de ocorrência na 4ª Delegacia de Investigações Gerais de São Paulo. Sendo assim, para combater a disseminação dessa desinformação. Além disso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não prevê tal mistura em suas normas e regulações.
A postagem que deu origem a essa verificação foi um vídeo publicado no Facebook em 3 de fevereiro de 2022, também disponível no YouTube. Nele, um homem dissolve café em pó de quatro marcas diferentes em copos d’água e, em um quinto copo, coloca um pó de café supostamente moído em casa com um liquidificador.
Então, começam a dissolver na água e apresentam colorações distintas, enquanto o pó de café moído em casa não se dissolve até o final do vídeo. Entretanto, o vídeo não faz relação direta entre o experimento e o suposto sangue no café
Entretanto, menciona o boato como uma possibilidade de explicação.
A informação de que produtores de café brasileiros usariam sangue de boi para encorpar o produto em sua versão em pó é falsa.
A desinformação, divulgada por áudio no WhatsApp e vídeo no Facebook, foi desmentida pela ABIC, que registrou um boletim de ocorrência para que a origem e a disseminação do conteúdo enganoso sejam investigadas.
Ademais, a Anvisa também não permite tal mistura no café produzido no Brasil.
Assim, a única norma da Anvisa que cita a presença de material oriundo de animais é a Resolução nº 14/2014, que estabelece um limite de tolerância para matérias estranhas no café torrado e moído.
Portanto, segundo o texto, são tolerados 60 fragmentos de insetos em cada 25g do produto, indicativos de falhas das boas práticas, mas sem riscos.
Em nota publicada no Facebook, a ABIC classifica a informação sobre a incorporação de sangue ao café como “fake news” e busca identificar os autores dessa notícia falsa.
Assim, a Friboi, frigorífico citado nominalmente no áudio como fornecedor do sangue de boi, também negou as informações.
Então, leia mais em Notícias.
Aplicativo para agricultura familiar, Laços do Agro será utilizado no Paraguai, conectando pequenos produtores à… Leia Mais
Brasil pode liderar mercado de Créditos de Carbono: Tema será um dos destaques na segunda… Leia Mais
Oportunidades e desafios no agronegócio em 2025: ascensão da tokenização de commodities, compras e pagamento… Leia Mais
Gustavo Defendi, sócio-diretor da Real Cestas, aborda sobre como a supersafra de arroz não impediu… Leia Mais
O Zerah Platform quer levar conhecimento acessível sobre o uso de Inteligência Artificial, letramento e… Leia Mais
Agro Brasil + Sustentável é o primeiro ambiente especialmente voltado para qualificação do setor agropecuário… Leia Mais
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.
Leia Mais