Artigos

Sal no Café? Uma nova tendência?

Published by
Foto: iStock

Embora muitos possam torcer o nariz para a ideia de colocar sal no café, a mistura tem sido apreciada em diversas culturas ao redor do mundo. Na Escandinávia, o café salgado é uma tradição antiga, enquanto em Taiwan, a mistura consiste em adicionar uma espuma cremosa com sal marinho por cima. Na Turquia, por sua vez, faz parte da tradição dos casamentos, em que o noivo deve beber o café com sal até o fim do copo para demonstrar sua disposição em fazer “de tudo” pela noiva.

Apesar de parecer estranho para alguns, a mistura inusitada de café e sal tem uma explicação científica. De acordo com um estudo publicado na revista Nature, os íons de sódio presentes no sal ajudam a suprimir o amargor do café, melhorando seu sabor. Além disso, diferentemente do leite e do açúcar, o sal não adiciona calorias ao café.

Apenas no Café?

No entanto, essa técnica não funciona apenas com o café. Pesquisadores do Monell Chemical Senses Center, nos Estados Unidos, descobriram que é a parte do sódio presente no sal que é responsável por suprimir a amargura. Segundo o estudo, essa percepção é feita pelo cérebro, que entende o sal como um “filtro” que suprime o sabor. Por isso, chefs de cozinha e sommeliers utilizam amplamente a técnica para “salvar” vinhos ruins e na gastronomia em geral. Aliás, confira aqui Os Melhores Vinhos.

Apesar de muitas pessoas ainda verem com certa estranheza a mistura de café e sal, aos poucos, a prática vem conquistando adeptos em todo o mundo. Além de aumentar o sabor do café, a técnica pode ajudar a reduzir a amargura da bebida. Afinal, uma vez que os íons de sódio presentes no sal suprimem esse sabor indesejado. Uma das formas mais comuns de preparar o café salgado é adicionar uma pequena pitada de sal à mistura de café e água antes de colocá-la para ferver, o que também pode ajudar a realçar o sabor dos grãos utilizados.

Outra opção é misturar uma pequena quantidade de sal com a borra de café antes de jogá-la no lixo. Isso ajuda a neutralizar o odor e a evitar que a borra atraia insetos, tornando-a um adubo mais eficiente para as plantas. Experimente você também essa técnica inusitada e descubra novos sabores! Ah, que tal esta promoção de Café Pilão?

Related Post

Sabor do café

Além de melhorar o sabor do café, o sal também pode ajudar a melhorar a qualidade da bebida. Isso porque o sal tem propriedades antimicrobianas. Portanto, pode ajudar a evitar o crescimento de bactérias e fungos que podem comprometer o sabor e a qualidade do café. No entanto, é importante ressaltar que o excesso de sal pode ser prejudicial à saúde, especialmente para pessoas que já sofrem com problemas cardíacos ou hipertensão.

Outra forma interessante de utilizar o sal é adicioná-lo ao leite ou creme que é utilizado para acompanhar a bebida. Essa mistura pode ajudar a realçar o sabor do café e deixá-lo mais suave e cremoso. Além disso, o sal também pode ser utilizado para preparar cafés gelados, adicionando uma pequena pitada à mistura antes de colocá-la na geladeira.

Apesar de ser uma prática relativamente simples, o uso de sal no café pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e para o sabor da bebida. No entanto, é importante lembrar que essa técnica deve ser utilizada com moderação,

Gostou de “Sal no Café? Uma nova tendência?”?

Então, leia mais em Notícias.

  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais