Artigos

Lubrificação em máquinas agrícolas é semelhante a de carros e caminhões?

Published by

As colheitadeiras, pulverizadores, tratores e colhedoras fazem parte do leque de máquinas agrícolas no brasil, aliás, que precisam de lubrificação em suas peças.

O agro representa uma boa parte da cadeia econômica brasileira, desde o cultivo familiar até a exportação de commodities, como soja e suco de laranja. Segundo dados da Confederação da Agricultura e Pecuária Nacional, o PIB do agronegócio em 2023 poderá ter um crescimento de 2,5%, em comparação com o mesmo período de 2022. 

Aliás, boa parte dos alimentos vistos nas mesas dos brasileiros e ao redor do mundo passou por algum processo envolvendo uma máquina agrícola. Seja plantação, colheita, torra, arar, algum método de plantio foi necessário a utilização de uma máquina. Assim como qualquer equipamento, as máquinas agrícolas também precisam de uma lubrificação correta e específica para desempenhar de forma segura e com máxima eficiência sua função.

“Toda máquina, seja ela da função que for, necessita de óleo lubrificante. Muitas vezes pensamos apenas no óleo lubrificante dos motores de automóveis, mas máquinas agrícolas também possuem sistemas com necessidade de lubrificação”, comenta Robson Lima, especialista em assistência técnica da  YPF Brasil.

Semelhanças

Mesmo com a semelhança na lubrificação, o sistema presente em máquinas agrícolas, muitas vezes é diferente de um automóvel. Colheitadeiras de grãos, colhedores de cana, pulverizadores, entre outros, possuem uma curva de calibração voltada a priorizar a força e potência. Até mesmo o curso dos pistões e o virabrequim, presentes no sistema, podem ser maiores do que um carro.

Tradicionalmente, estruturas de máquinas agrícolas são construídas em chassi monobloco, unindo o motor às carcaças dos demais sistemas. Esses motores funcionam por muito tempo em rotação constante, necessitando de uma uma seleção de materiais. Afinal, para priorizarem a resistência à temperatura e maior troca de calor, nesse sentido, o óleo lubrificante é de extrema importância.

Related Post

“Os lubrificantes devem atender a necessidade específica do motor ou do sistema a ser utilizado, garantindo a segurança e especificação do trabalho. Dentre a linha agrícola presente na YPF Brasil, é possível destacar produtos como graxas, óleos para transmissões de motor, entre outros, atendendo o segmento específico do equipamento ou máquina”, comenta.

Lubrificação em máquinas agrícolas é semelhante a de carros e caminhões?

Como um veículo de garagem, os veículos e máquinas agrícolas necessitam de substituição da troca de óleo, seguindo a normativa no manual do proprietário. “É de extrema importância que seja respeitado as trocas frequentes de filtros para maximizar tanto o tempo, quanto a qualidade de qualquer óleo lubrificante; agindo assim, os óleos lubrificantes ficam mais protegidos de eventuais contaminantes e alterações de suas características como viscosidade, proteção oxidativa, térmica entre outros”, complementa o especialista.

Além da lubrificação do motor, os equipamentos agrícolas necessitam de lubrificação em em fibras longas, cabos, tensores e outras peças de composição. Por exemplo, as graxas com base de Lítio, utilizadas na lubrificação de engrenagens, correntes, muito indicada para utilização na área agrícola.

Sobre a YPF

A YPF transforma vidas através de energia, uma das maiores empresas produtoras de petróleo e gás da América Latina. Sendo assim, a maior empresa Argentina em termos de receita, com 100 anos de história e 20.000 colaboradores. Portanto, lidera com 54% de market share em lubrificantes no mercado local e soma mais de 1600 postos de combustíveis.

Atua no Brasil desde 1998, possui sede e fábrica em Diadema-SP, e tem em seu portfólio uma linha completa de lubrificantes para automóveis sob a marca ELAION, veículos pesados e agrícolas sob a marca EXTRAVIDA, além de graxas e fluidos funcionais. Dessa forma, atuando com seus distribuidores e revendedores, a YPF tem distribuição em todo país.Visite o site www.ypf.com.br e conheça as redes sociais para saber mais sobre a história e nossa linha de produtos.

Gostou de “Lubrificação em máquinas agrícolas é semelhante a de carros e caminhões?”?

Então, leia mais em Notícias.

Sede da YPF no Brasil. Foto: Divulgação
Share
Published by
Tags: YPF
  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais