O Cappuccino é uma bebida italiana, datada século XVI, feita pelos frades da Ordem Franciscana. O monge Marco D’Aviano é o autor da receita que, na época, participou da contenção do avanço islâmico na Europa. Aliás, cappucio significa capuz e ino, seu diminutivo – o que resulta em algo como “pequeno capuz”. Sendo assim é uma alegoria ao uso do capuz e até mesmo da cor das vestes da ordem dos monges franciscanos, à qual Marco pertencia. Mas, afinal, como é feito o Cappuccino?
Ela é preparada com café expresso e leite. O cappuccino clássico, famoso e conhecido no Brasil, é feito com um terço de café expresso, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite vaporizado. Há outras variações populares do cappuccino, por exemplo, como o café latte e o macchiato, que na verdade apenas são alterações destas proporções. Ainda, o uso de chocolate em pó no cappuccino é uma prática comum aqui no país. Todavia, não faz parte da receita tradicional.
O elemento mais importante para a preparação do cappuccino é a textura e temperatura do leite (também conhecido como plasma dos deuses), além da qualidade do café expresso. Sendo assim, quando um barista vaporiza o leite para o cappuccino, cria uma “microespuma” ao introduzir pequenas bolhas de ar no leite. Portanto, dando a ele uma textura brilhante, aveludada e cremosa. Todavia, sem deixar bolhas na superfície, pois estas são removidas após a vaporização, ao bater a leiteira em uma superfície sólida.
Sabe aquelas belas figuras numa xícara de café? Então, os baristas mais experientes criam estes desenhos e outras formas ao derramar o leite vaporizado no café expresso, técnica conhecida como latte art.
O caffè macchiato é variação com maior quantidade de café expresso, em comparação com leite. Sendo assim, o leite servirá de moderador, e não alterar completamente o sabor do café. Aliás, ao mesmo tempo adiciona um toque de doçura nesta moderação. A bebida é geralmente feita derramando um pouco de leite vaporizado, diretamente em uma única dose de café expresso.
O termo se deva por conta da mancha de leite, no caffè macchiato. Era tradicionalmente preparado com café expresso, adicionando uma mancha de leite. Porém, macchiato se tornou referência sobre a espuma de leite em cima do café, indicando que a bebida tinha um pouco de leite.
Esta designação provém caffellatte ou caffè latte, de caffè e latte, literalmente “café e leite” em italiano. É a variação com mais leite, proporcionalmente ao café, dentre as variações do expresso, comumente consumidas. Geralmente esta variação é preparada em um copo (entre 120 e 240ml) ou uma xícara com uma dose de café expresso, preenchido em seguida com leite vaporizado, com uma camada de espuma de leite de aproximadamente 12mm (um dedo – de lado, claro) de espessura no topo.
Para fazer corretamente, você deve utilizar uma xícara de 200ml (como referência para proporções), uma dose de café de 30ml para 160ml de leite estará ótimo. Mas, não faltariam 10 ml? Sim, no processo de vaporização você ainda terá um pouco de creme do leite, completando o total de 200ml da xícara.
Você deve bater no liquidificador (confira esta promoção perfeita para diversas situações, clique aqui) o café até ficar fino. O café moído deverá ter a mesma consistência do sal, para que você consiga fazer um bom expresso. Acrescentar aos outros ingredientes (da lista logo abaixo) em uma tigela, depois peneirar tudo junto em outra. Para cada Capuccino servido, utilize a medida de 2 colheres de sobremesa para 1 xícara de água fervente.
O início é o mesmo para todas as variações, faça a moagem e confira a consistência. Em seguida, coloque a quantidade de pó desejada no porta-filtro da sua máquina de café expresso, e leve de volta na cafeteira. Depois, não esqueça de colocar uma xícara debaixo do porta-filtro, encha a cafeteira com água e ligue. Deixe o café passar por mais ou menos 30 segundos e mexa o expresso para distribuir bem a espuma acumulada na parte de cima da xícara.
Todavia, caso esteja usando uma cafeteira comum ou no fogão (confira aqui esta promoção de máquina de café doméstica, clique aqui), encha o reservatório/recipiente com água até a quantidade desejada. Em seguida, coloque o filtro com a quantidade de pó corretamente (de acordo com a variação que deseja fazer) dentro do reservatório e feche, ou despeje-o no filtro/coador. No caso do fogão, passe a água fervendo no coador. Importante: fervendo, retire a água assim que começar a borbulhar.
Uma vez preparado o Expresso, faça a mistura com leite de acordo com a variação desejada. Cappuccino tradicional é 1/3 de Expresso, 1/3 de Leite Vaporizado e 1/3 de Espuma de Leite. Para o Macchiato, mais Expresso e menos Leite Vaporizado. Por fim, para Café Latte, menos Expresso e mais Leite Vaporizado.
Passe o leite gelado para um recipiente metálico alto, inclinado um pouco com relação ao vaporizador (pode ser uma leiteira comum). No caso da leiteira, leve-a ao fogão e aqueça o leite até o volume aumentar e o recipiente ficar bem quente (em torno de 60 ºC quando for usar). Vire o leite sobre o expresso. Com uma colher, jogue um pouco da espuma sobre o leite.
Ah, para fazer a espuma, basta agitar em batedeira ou manualmente, criando a espuma e em seguida esquentar (não ao ponto de borbulhar toda a superfície!) o leite. Sirva derramando sobre a xícara de café e aproveite!
Então, leia mais sobre os Tipos de Café.
O agro é tech: drones, inteligência artificial e análise de dados está não apenas transformando… Leia Mais
18 Oportunidade de emprego na Nestlé, nas modalidades Híbrida e Presencial, no Rio de Janeiro,… Leia Mais
Capuccino, Chocolate Cremoso, Chocolate em Pó 32%, Chai Latte e o exclusivo Matcha Latte são… Leia Mais
Insumos Agrícolas: Tendência é impulsionada pela digitalização no agronegócio que traz vantagens competitivas Leia Mais
Valor representa aumento de 17% em relação ao crédito concedido na última safra: Sicredi disponibiliza… Leia Mais
Projeto ReciclAção da Coopercam completa 10 anos: Duas ações em um só projeto: preservação do… Leia Mais
Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.
Leia Mais