Notícias

Ourofino Agrociência implementa computação na nuvem

Published by
Ourofino Agrociência implementa computação na nuvem. Foto: MSC21/Getty

Os silos de dados, ou seja, quando cada área de uma empresa coleta e trabalha suas informações de forma isolada, pode ser um fator prejudicial para a operação dos negócios. Com o objetivo de ter um hub único das diferentes fontes de informações da empresa, que facilitasse o acesso e permitisse um gerenciamento e governança desses ativos, a Ourofino Agrociência, empresa que desenvolve soluções focadas para a proteção de cultivos na agricultura brasileira, adotou as ferramentas do Microsoft Azure e o Power BI, para unificar desde os sistemas ERPs até fontes de dados de mercado de forma integrada.

Como fruto desse desenvolvimento, hoje as equipes se beneficiam de uma análise mais eficiente. Afinal, reduzindo de 40 para 20 minutos o processo de fechamento de receita, por exemplo.

O Projeto

O projeto, que contou com o apoio da OneSolution, empresa parceira da Microsoft que atua com soluções customizadas de tecnologia, dados e nuvem. Aliás, faz parte da área de inovação e transformação digital da empresa, que se preocupou em oferecer uma experiência completa e unificada, com foco em governança de dados. “Nossa preocupação sempre foi a qualidade da gestão dos dados e conseguir utilizá-las da melhor maneira possível. Outro ponto importante para a companhia, era ter o mínimo de manuseio desses dados. Assim, para garantir segurança e a qualidade da informação”, conta Alex Viana, Coordenador de Tecnologia e Transformação Digital da Ourofino Agrociência.

Atualmente, o tratamento de dados da empresa se realiza de forma automatizada, gerando ganho de tempo em execução. Além disso, diminuindo os esforços para a extração de dados que que, antes feita manualmente. Por meio do Power Automate, plataforma de automação de tarefas da Microsoft, se extrai a informação. Em seguida transferida para o repositório de dados Data Lake. Então, tratada no Data Factory, serviço de integração de dados do Microsoft Azure, que, por fim, resulta na atualização automática no Power BI, plataforma na qual se analisará os dados.

Para Viana, “o principal benefício se trata do ecossistema criado com as ferramentas da Microsoft. Esse processo é muito voltado para facilitar a rotina das equipes. Nosso grande intuito aqui é fazer um self-service de dados”, comenta.

Tratamento de Dados da Ourofino Agrociência

Com o tratamento correto de dados, hoje a equipe consegue ter a segurança de que a informação extraída é fidedigna. Os dados passam por tratamentos, manipulação e auditados. Assim, para garantir sua qualidade e assegurar que, posteriormente, se utilizem para gerar insights e decisões mais assertivas na empresa.

Related Post

“A segurança no tratamento de dados é um fator decisivo no processo de transformação digital e o caso da Ourofino Agrociência ilustra como a tecnologia em nuvem pode ser usada para trazer mais eficiência aos processos e beneficiar equipes e negócios, das mais diversas áreas, a partir da extração e manipulação de dados de forma confiável e precisa”, afirma Andrea Cerqueira, vice-presidente de Vendas Corporativas para Clientes e Startups na Microsoft Brasil.

A implementação do projeto contou com uma etapa de treinamento da equipe. Então, com turmas de capacitação voltadas para experiência do usuário e soluções de dados, além de treinamentos para ensinar a tratar informações no Power BI. Outro ponto positivo se trata da implantação do Power Service BI. Aliás, além de gerar os relatórios corporativos oficiais, enviados ao time de liderança da companhia, permite que as próprias áreas gerem seus relatórios específicos por vertical de negócio. Portanto, contribuindo para promover o acesso à informação estratégica e relevantes sobre as necessidades de cada setor e, principalmente, para a segurança dos dados.

Sobre a Microsoft 

A Microsoft (Nasdaq “MSFT” @microsoft) habilita a transformação digital na era da nuvem inteligente e da fronteira inteligente. A missão da Microsoft é empoderar cada pessoa e cada organização no planeta a conquistar mais. A empresa está no Brasil há 34 anos e é uma das subsidiárias da Microsoft Corporation, fundada em 1975, e que está presente em mais de 190 países.

De julho de 2021 a junho de 2022, a empresa investiu mais de US$ 15 milhões em doações e descontos para entidades sem fins lucrativos, impactando mais de 2 mil instituições com doação de software, descontos para compra e apoio a projetos de capacitação. Com o lançamento do Microsoft For Startups Founders Hub, 443 novas startups foram aprovadas, totalizando 703 startups apoiadas, que juntas já consumiram USD 11,898,488.00 de créditos em nuvem Azure. 

Gostou de “Ourofino Agrociência implementa computação na nuvem”?

Então, leia mais em Notícias.

  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais