Notícias

Fazenda produtora do Guima Café está na final de premiação

Published by
Fazenda produtora do Guima Café está na final de premiação. Foto: Divulgação

A Fazenda São Mateus, que produz o Guima Café, na região Cerrado Mineiro, entre Patos de Minas e Varjão de Minas, está entre os finalistas da 8ª Edição do Prêmio Internacional de Café Ernesto illy, que entre as categorias “Best of the Best” e “Coffee Lover´s Choice”, vai premiar os melhores cafés do mundo. Concorrem este ano 27 finalistas – sendo três de cada país: Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda. 

Os premiados serão revelados em 16 de novembro, em Nova York, em cerimônia a ser realizada na Biblioteca Pública de Nova York. Durante o ano, os laboratórios de qualidade da illycaffè analisaram as amostras da safra 2022/2023 e selecionaram os melhores lotes e produtores. Portanto, com base nos parâmetros de qualidade e sustentabilidade da empresa. Assim, para a administração do Guima Café, é uma honra estar entre os 27 melhores cafés do mundo, ao lado de produtores tão relevantes no mercado internacional.

Finalistas

O fato de concorrer a premiação já é motivo de orgulho e reconhecimento, de que estamos no caminho certo, na busca por produzir cafés de qualidade aliado as práticas de sustentabilidade. Aliás, além da Fazenda São Mateus estão na concorrência Luis Manuel Ramos Fachada M. da Silva e Raimundo Dimas Santana Filho. Assim, das 27 amostras finalistas, se escolherão nove para avaliação de um júri multidisciplinar independente de especialistas internacionais. Por exemplo, entre eles chefs, jornalistas, provadores e profissionais, que definirá quem receberá o título de “Best of the Best” (O melhor do melhor). O prêmio “Coffee Lovers’ Choice” será uma escolha do consumidor final.

Os apaixonados por cafés poderão provar os nove melhores cafés e manifestar sua  preferência por meio de uma série de degustações às cegas. Aliás, organizadas nas principais lojas da illy em todo o mundo nas semanas que antecedem a premiação.

Related Post

Café Espresso

Em março deste ano, o Guima Café conquistou o primeiro lugar, pela primeira vez, no 32º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso – Nacional. Foram premiados 40 finalistas, dos quais seis brasileiros, entre as mais de 500 amostras inscritas no tradicional prêmio, realizado em São Paulo. Minas Gerais, a maior região produtora do país, dominou a lista com 12 produtores do Cerrado Mineiro. Além disso, 12 das Matas de Minas, 10 do Sul de Minas e quatro da região Chapada Mineira.

Guima Café

O Guima Café é produzido nos municípios de Patos de Minas e Varjão de Minas, na Região do Cerrado Mineiro, no Alto Paranaíba (MG). Suas lavouras estão entre planícies e vales com altitude média de 1.030 metros e somam 1.300 hectares, sendo 700ha de café plantado. Com capacidade de produção anual de 35 mil sacas, sendo 70% da produção de café especial, é uma empresa do grupo BMG, membro da Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e tem o selo de denominação de origem Região do Cerrado Mineiro, que indica a origem do seu produto.

Certificado pela RainForest Alliance desde 2008, além do Certifica Minas, AAA da Nespresso e Café Practices, o Guima Café recentemente reforçou seu compromisso com a produção sustentável, sendo a quarta fazenda no mundo a receber a certificação britânica Regenagri® de cafeicultura regenerativa.

Gostou de “Fazenda produtora do Guima Café está na final de premiação”?

Então, leia mais em Notícias.

Share
Published by
  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais