Artigos

Adubo caseiro com borra de café: Barato e Excelente!

Published by
Adubo caseiro com borra de café: Barato e Excelente! Foto: Reprodução da Internet

Não jogue mais as borras de café fora! Transforme-as em um adubo caseiro poderoso com a borra de café e ajude o meio ambiente!

A borra de café é um resíduo comum na cozinha de muitas pessoas. Entretanto, em vez de descartá-la, é possível utilizá-la como matéria-prima para produzir um adubo potente para suas plantas. A composição do café é rica em nutrientes e, por isso, é uma excelente opção para a adubação. Então, confira algumas dicas sobre como produzir adubo caseiro com borra de café.

Passo a passo

Portanto, para produzir adubo caseiro com borra de café, é preciso seguir alguns cuidados simples. Primeiro, é importante deixar a borra esfriar antes de utilizá-la, para evitar queimaduras nas raízes das plantas. Além disso, é necessário conservá-la adequadamente para que não perca seus efeitos.

Assim, o primeiro passo é montar uma composteira em casa, que consiste em empilhar algumas caixas com minhocas. Em seguida, adicione regularmente materiais orgânicos, como papel e restos de alimentos, e inclua uma camada extra de borra de café.

Essa adição irá potencializar o composto, melhorando a qualidade do adubo produzido. Como resultado, suas plantas ganharão mais saúde e produzirão com mais frequência e qualidade.

Produzindo um adubo líquido com café

Além do adubo sólido, é possível produzir um adubo líquido com borra de café. Sendo assim, basta colocar toda a matéria orgânica que seria descartada em um recipiente, incluindo a borra de café e água suficiente para manter a substância líquida.

Related Post

Depois, é preciso vedar o recipiente e mantê-lo em um local fresco e escuro por cerca de cinco a oito dias antes de mexer na mistura novamente. Ao final do ciclo, retire a tampa do recipiente e aplique o adubo líquido com um borrifador ou da maneira que preferir.

Outras propriedades da borra de café

Além de ser um excelente fertilizante, a borra de café também tem outras propriedades úteis para o seu jardim. Ela é um repelente natural eficaz contra lesmas, caramujos, mosquitos e moscas. Para utilizar as borras como repelente, misture-as com água, mas lembre-se de nunca utilizá-las ainda quentes.

Em resumo, produzir adubo caseiro com borra de café é uma maneira fácil e econômica de melhorar a saúde das suas plantas e contribuir para um mundo mais sustentável. Além disso, as borras de café podem ser utilizadas como repelente natural, ajudando a manter as pragas longe do seu jardim. Por fim, experimente essa técnica e veja os resultados positivos em sua horta, jardim e pomar. Aliás, que tal conhecer estas cápsulas de café biodegradáveis (clique aqui)?

Gostou de “Adubo caseiro com borra de café: Barato e Excelente!”?

Então, leia mais em Notícias.

  • Recent Posts

    Qual o Futuro Tecnológico do Agronegócio?

    Diante de crescimento financeiro do Ramo Agropecuário, as cooperativas baianas se preparam e estão de… Leia Mais

    03/03/2024

    Agrotech: startups trazem tecnologia e inovação para o agronegócio

    Agrotechs: O cenário das agrotechs ocupa o terceiro lugar (11,8%) entre os segmentos mais comuns… Leia Mais

    03/03/2024

    Árabes e Brasileiros: Diferenças e Semelhanças quando o assunto é o café

    Semana Internacional do Café teve demonstração do preparo à moda das aldeias árabes em programação… Leia Mais

    03/03/2024

    O que é Café Arábica?

    O que é Café Arábica? Você já deve ter ouvido falar neste nome, correto? Afinal,… Leia Mais

    03/03/2024

    Café orgânico vs café convencional: a diferença é real

    Você sabe a diferença? Entenda as diferenças de produção, sabor e impacto ambiental entre o… Leia Mais

    03/03/2024

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas: Confira estas dicas de Ricardo Martins, especialista… Leia Mais

    15/02/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais