Notícias

Redução de impostos nos Portos do Rio e Santos entra em vigor

Published by
Redução de impostos nos Portos do Rio e Santos entra em vigor. Foto: https://www.portodesantos.com.br/

O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou a redução das tarifas nos Portos de Santos (SP) e Rio de Janeiro (RJ) e a medida, que apresenta queda nas taxas e impostos que pode pchegar a 95%, entrou em vigor nesta segunda-feira (19). O objetivo é aumentar a eficiência do sistema portuário, tornando os terminais públicos mais competitivos, sem perder de vista a cobrança tarifária.

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou nesta semana as intenções do Governo: “Nós queremos baratear o custo da produção nesse país. Nós queremos facilitar com que aqueles que produzem, aqueles que plantam, aqueles que colhem, aqueles que exportam, possa ganhar um pouco mais”, disse.

Tarifas de Operações

No entanto para Omar Rached, diretor de Trade Compliance da Becomex, empresa de tecnologia e consultoria especializada na área tributária, fiscal e aduaneira, a medida requer mais fatores para chegar a resultados práticos: “Embora a redução da tarifa seja benéfica, cabe lembrar que é uma parte do custo geral de tarifas de operações portuárias. Toda tarifa, por natureza, quando se reduz, tem um impacto positivo. A maioria dos custos que estão relacionados à atividade portuária não estão ligados à tarifa de embarque e desembarque, são vários custos que ocorrem antes da chegada ao porto, durante e após, como por exemplo a armazenagem. Então, o impacto não deixa de ser positivo, mas não é um impacto genérico que pode por exemplo mudar o custo de produção, porque essas tarifas já são negociadas pelos “donos” dos navios com muita antecedência”, afirma o advogado.

Especialmente em São Paulo, no Porto de Santos, a promessa é de que o desconto tarifário pode chegar a 65%. Segundo a Autoridade Portuária de Santos, o cálculo da taxa se baseará no tipo de navegação e da frequência do uso do terminal pela embarcação. Visando a sustentabilidade, as embarcações verdes, aquelas que têm pontuação positiva no Índice Ambiental de Navios, pagarão tarifas ainda mais baixas em Santos.

PortosRio

Já a PortosRio, autoridade portuária responsável pela gestão dos portos públicos do Rio de Janeiro, Itaguaí, Niterói e Angra dos Reis, fez uma readequação na cobrança das taxas portuárias. Anteriormente, se calculava o valor de acordo com o peso projetado para o navio transportar. Agora, a cobrança será feita conforme o tipo e peso da carga transportada e o tipo de navegação. Para essas localidades, atende às resoluções da Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Os descontos, segundo a proposta, podem chegar em até 95,5%.

Related Post

Mas Omar Rached pontua que “antes da proposta do governo, a característica de construção da tarifa portuária estava mais ligada ao peso e não tanto à natureza da mercadoria. Pode ser que esta medida afete os setores mais ligados à produtos a granel, granel líquido, granel sólido, parte do combustível. Mas ainda não está claro isso, há uma proposta do governo que ainda não foi publicada e finalizada”.

Há a promessa de que o governo federal detalhe nos próximos dias a medida e explique como se pode diminuir as tarifas aduaneiras. Ademais, em paralelo com aumento de investimentos necessários para gerar mais competitividade e eficiência no setor.

Gostou de “Redução de impostos nos Portos do Rio e Santos entra em vigor“?

Então, leia mais em Notícias.

  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais