Artigos

Dia do agricultor: pesquisa aponta avanço da economia no setor

Published by
Dia do agricultor: pesquisa aponta avanço da economia no setor. Foto de Naseem Buras/Unsplash

O Dia do Agricultor (28/7) é uma data importante para reconhecer o trabalho no campo, que desempenha um papel fundamental na produção de alimentos e no desenvolvimento das comunidades rurais. O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro teve crescimento de 1,9% no primeiro trimestre desse ano, em comparação com o período do ano anterior. Esse resultado teve como influência, o aumento de 21,6% na produção agropecuária nacional, de acordo com dados divulgados pelo IBGE.

Ainda, de acordo com a pesquisa, somando a alta atividade do setor aos bens e serviços finais produzidos no Brasil, o PIB chegou a R$ 2,6 trilhões em valores correntes. Em comparação com 2022, houve um aumento de 4,0%.

Sucesso na Agricultura

Para alcançar esse sucesso na agricultura, é essencial para o setor utilizar máquinas agrícolas eficientes e com boa conservação. E um elemento crucial para o bom funcionamento dessas máquinas é o uso adequado de lubrificantes. Luiz Maldonado é CEO da Lubvap Special Lubricants, e explica que existem produtos com novas tecnologias de destaque para acompanhar o avanço do setor:

À medida que a tecnologia e a automação continuam a transformar o setor agrícola, os lubrificantes também avançam no mercado para trazer melhor desempenho às máquinas agrícolas. Investir na escolha correta desses produtos e na manutenção adequada das ferramentas é fundamental para alcançar resultados positivos no campo”, garante o especialista.

As máquinas agrícolas mais comuns e amplamente utilizadas incluem tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores, e implementos diversos. Essas ferramentas são projetadas para facilitar uma série de tarefas, desde o preparo do solo até a colheita.

As colheitadeiras são essenciais para a safra de culturas como milho, soja, trigo, arroz e algodão. Elas são projetadas para realizar a colheita de forma eficiente e rápida, poupando tempo e mão de obra. As colheitadeiras modernas são equipadas com sistemas avançados de monitoramento e automação, permitindo o controle preciso da colheita e a otimização dos resultados.

Tecnologia

Máquinas agrícolas modernas estão cada vez mais incorporando tecnologia e automação para melhorar a eficiência e produtividade. Além de proteger e prolongar a vida útil das máquinas, lubrificantes contribuem para a redução do consumo de combustível, melhoram a eficiência operacional e minimizam os custos de manutenção”, explica Luiz.

Related Post

Ao reduzir o atrito, os itens também contribuem para o aumento da eficiência da atividade. Menos atrito significa menos perda de energia e maior aproveitamento do combustível também, o que resulta em menor consumo de combustível e maior economia para o agricultor. Além disso, um produto com qualidade diferenciada melhora o desempenho das máquinas, garantindo um funcionamento seguro e confiável.

Aliás, sempre indicado utilizar produtos de boa qualidade, como os de marcas conhecidas mundialmente. Por exemplo, Kluber, Mobil, Rocol, Shell e Texas, que são de alto desempenho e proporcionam vida útil mais longa aos componentes, além de intervalos maiores de relubrificação e manutenção. Ademais, esses componentes contêm aditivos que formam uma película protetora sobre as superfícies metálicas, prevenindo a corrosão e garantindo a integridade dos equipamentos agrícolas.

Além disso, ajudam a controlar a temperatura das máquinas. Durante o funcionamento, as máquinas geram calor devido à fricção entre os dispositivos móveis. Um lubrificante de qualidade adequada é capaz de dissipar esse calor e evitar o superaquecimento das peças, garantindo o bom desempenho e a durabilidade das máquinas.

Assim, cada aparelho tem suas próprias especificações e requisitos de lubrificação, e é essencial seguir as recomendações do fabricante.

Sobre a Lubvap

A Lubvap Special Lubricants (www.lubvap.com.br), empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções de lubrificação, localizada na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, atua em todo o Brasil

Portanto, conta com uma equipe de especialistas técnicos, que atende todos os segmentos da indústria brasileira com Lubrificantes Especiais de Alta Performance; Lubrificadores Automáticos; Desengraxantes Biodegradáveis, aprovados pela Anvisa; e Soluções em Limpeza industrial e (solventes e desengraxantes).

Gostou de “Dia do agricultor: pesquisa aponta avanço da economia no setor“?

Então, leia mais em Notícias.

Share
Published by
  • Recent Posts

    Qual o Futuro Tecnológico do Agronegócio?

    Diante de crescimento financeiro do Ramo Agropecuário, as cooperativas baianas se preparam e estão de… Leia Mais

    03/03/2024

    Agrotech: startups trazem tecnologia e inovação para o agronegócio

    Agrotechs: O cenário das agrotechs ocupa o terceiro lugar (11,8%) entre os segmentos mais comuns… Leia Mais

    03/03/2024

    Árabes e Brasileiros: Diferenças e Semelhanças quando o assunto é o café

    Semana Internacional do Café teve demonstração do preparo à moda das aldeias árabes em programação… Leia Mais

    03/03/2024

    O que é Café Arábica?

    O que é Café Arábica? Você já deve ter ouvido falar neste nome, correto? Afinal,… Leia Mais

    03/03/2024

    Café orgânico vs café convencional: a diferença é real

    Você sabe a diferença? Entenda as diferenças de produção, sabor e impacto ambiental entre o… Leia Mais

    03/03/2024

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas: Confira estas dicas de Ricardo Martins, especialista… Leia Mais

    15/02/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais