Receitas

Rabo de Galo com café

Published by
Rabo de Galo com café. Imagem: Divulgação

Rabo de Galo com café: Barista e parceira do BCB São Paulo explica de que forma os grãos, a extração e a moagem impactam nos drinks

Dados da Organização Internacional do Café (OIC) mostram que o Brasil é o segundo maior consumidor de café no mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Por ser versátil e marcante, o ingrediente não só é utilizado na forma tradicional pura, mas também em receitas de doces, salgados e coquetéis. Então, para entender melhor o avanço do ingrediente no setor de bebidas, o BCB São Paulo consultou a barista Mari Mesquita, que também é parceira do evento.

“O que acho mais relevante para o setor cafeeiro, é que cada vez mais brasileiros estão escolhendo consumir cafés de qualidade superior. Levando em consideração a classificação da ABIC, vimos um salto de preferência pelos cafés especiais e, uma vez experimentado, surge uma curiosidade de consumir mais esse tipo de produto em diferentes formas de produção e isso reflete na minha escolha como barista, por exemplo, de produzir coqueteis com café. Eu vejo essa escolha crescendo e vou junto”, explica a Mari.

De acordo com a Brainy Insights, uma empresa de pesquisa e consultoria em negócios, até 2030 o mercado de cafés especiais pode alcançar a marca de mais de US$ 150 bilhões, ou seja, uma alta de 12,32% em relação aos números registrados a partir de 2021. De acordo com a barista, existem diferentes disponibilidades genéticas em cada tipo de grão dos cafés especiais e isso influencia na produção dos drink.

Anúncios

Escolha do café

“Todos os tipos de grãos têm características muito semelhantes, mas o arábica tem uma disponibilidade maior de acidez e doçura, já  o canéfora apresenta um corpo maior para a bebida e uma sensação de mais amargor. Se eu quero trazer um sabor de café e uma complexidade de aromas, vou recorrer ao arábica, mas se a intenção é produzir algo com uma nota de fundo com um aroma mais torrado, minha escolha será o canéfora. Tudo vai depender do objetivo”, conta.

Assim, além da escolha do tipo certo, existem outros cuidados para a preparação de drinks, como o método de extração e a moagem, sendo que cada detalhe impacta no resultado final. De acordo com a especialista parceira do BCB São Paulo, é interessante que aqueles que querem começar a produzir drinks com café procurem a torrefação ou a cafeteria que mais confiam para saber exatamente o que buscar para as composições. Então, os desafios sensoriais do ingrediente exigem atenção e uma troca maior de informação entre profissionais do café e os de coquetelaria.

Anúncios

Confira uma receita da Mari Mesquita:

Rabo de Galo com café

  • 50 ml – Cachaça armazenada em carvalho – 50ml
  • 25 ml – Vermute Carpano – 25ml
  • 20 ml – Bitter vermelho
  • 20 ml – Cold brew
  • Guarnição: 1 zest de laranja
  • Mexido em mixing glass
  • Gelão
  • Copo baixo

Misture tudo e sirva.

Como preparar o Cold Brew: Use um café de boa qualidade e torra fresca, preferencialmente com notas frutadas e acidez alta. Aliás, com moagem grossa e uma proporção de 1 parte de café para 5 partes de água. Deixe em infusão por 8 horas e depois filtre em um coador de papel.

Related Post

Para acompanhar as tendências do universo da coquetelaria, o credenciamento para o principal evento de destilados da América Latina, confirmado para os dias 01 a 03 de julho, na Bienal do Ibirapuera, já está aberto. Portanto, para fazer o registro, destinado exclusivamente aos profissionais do setor de bebidas, é preciso acessar este link oficial.

Sobre o BCB São Paulo

É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018.  Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br

Anúncios

RX

RX oferece oportunidades de conexão e construção de negócios para indivíduos, comunidades e organizações. Usamos o poder dos eventos presenciais, combinando dados e produtos digitais para conectar pessoas, oferecendo experiências e oportunidades de negócios por meio de mais de 400 eventos realizados em 22 países e 42 diferentes setores da economia. É uma empresa dedicada em causar impactos positivos na sociedade e está comprometida em criar um ambiente de trabalho inclusivo para todos.

RX faz parte da RELX, um provedor global de análises baseadas em informações e ferramentas de decisão para profissionais e clientes corporativos. RX – In the business of building businesess www.rxglobal.com/rx-brazil

RELX

RELX é uma fornecedora global de ferramentas de análise e decisão baseadas em informações para clientes profissionais e empresariais. A RELX atende clientes em mais de 180 países e possui escritórios em cerca de 40 países. Emprega mais de 35.000 pessoas, mais de 40% das quais estão na América do Norte. As ações da RELX PLC, controladora, são negociadas nas Bolsas de Valores de Londres, Amsterdã e Nova York usando os seguintes símbolos de ticker: Londres: REL; Amsterdã: REN; Nova Iorque: RELX.

*Nota: A capitalização de mercado atual pode ser encontrada em http://www.relx.com/investors 

Gostou de “Rabo de Galo com café“?

Então, leia mais em Notícias.

Anúncios
Share
Published by
  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais