Artigos

Irrigação por gotejamento: café pode até dobrar a produção

Published by
Irrigação por gotejamento: café pode até dobrar a produção

Sistema de irrigação por gotejamento no café é trabalhar para aumentar a produtividade do cafezal, uma vez que ele garante aumentos substanciais

A produtividade média da cafeicultura no Brasil está estimada em 30,6 sacas por hectare, mas ela pode tranquilamente ser dobrada ou triplicada ao se utilizar a técnica de irrigação por gotejamento, onde além da água também é oferecido à planta, o fertilizante (fertirrigação) e, se necessário e possível, defensivos que combatem doenças.

No Brasil a cafeicultura irrigada representa quase 450 mil hectares, pouco mais de 12% do parque cafeeiro. Porém, as áreas irrigadas são responsáveis por 30% da produção nacional de café, graças às grandes vantagens do cultivo irrigado comparado com o cultivo de sequeiro.

Melhoria da Qualidade

Conforme estudos realizados por pesquisadores do setor, a irrigação do cafeeiro melhora a qualidade do café porque as plantas estão sujeitas a déficit hídrico. Portanto, pode causar deficiência no seu processo metabólico, fazendo com que os frutos não se desenvolvam totalmente. Ademais, acabem por produzir um fruto de qualidade inferior.

“Além disso a técnica de irrigação propicia uma uniformidade maior na florada que proporcionará um maior percentual de frutos do tipo cereja e consequentemente uma bebida melhor”, afirma o gerente de vendas regional da Rivulis, Márcio Stocco. Ele diz que embora muitos acreditem que a irrigação aumente os custos, o retorno financeiro trazido pelo uso desta técnica, é garantido.

Related Post

Maior Eficiência

Várias atividades ao longo do ano tendem sim a baixar o custo de produção, como por exemplo a maior eficiência na aplicação da fertirrigação Podemos citar também a menor circulação de máquinas nas lavouras, uma vez que tanto adubos como defensivos podem ser aplicados via água de irrigação.

Assim, é com o foco nestes benefícios que a Rivulis, uma das líderes no segmento de irrigação por gotejamento participa da Fenicafé 2023. Esta que aconteceu entre os dias 28 a 31 de março, em Araguari, Minas Gerais, uma das principais regiões de café irrigado no País. Neste evento ela destacou os produtos Hidro PC e D5000, ideais para aumento e garantia da produção de café. Aliás, conheça mais sobre (clique aqui).

Gostou de “Irrigação por gotejamento: café pode até dobrar a produção”?

Então, leia mais em Notícias.

  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais