Produtos

Café illy

Published by

A Illycaffè é conhecida mundialmente por seus produtos relacionados com café, como as máquinas, xícaras e mais. O Café illy é seu principal ativo, facilmente reconhecido por conta da sua lata prateada e logo vermelha e branca. Aliás, estas latinhas são pressurizadas e isentas de oxigênio, tecnologia própria da empresa.

Ao longo das décadas, a Illy fora fundada em 1933 por Francesco Illy em Trieste, desenvolveu sua marca, com seus produtos e invenções. Aliás, em 1935 Illy inventou a primeira máquina de café automática, substituindo a água pressurizada por vapor, vendida com o nome de illetta, a antecessora das máquinas de café expresso atuais.

Photo by Rui Alves

Como é feito o Café Illy?

A Illy oferece variações de torra média, escura e descafeinada, tanto em grãos inteiros ou moídos, assim como variações de arábica de origem única. Sendo assim, seus fornecedores estão principalmente no Brasil, Guatemala, Etiópia, Colômbia, Costa Rica, Nicarágua, Tanzânia ou Índia. Todavia, a empresa dispõem também do Idillyum, um café arábica com baixo teor de cafeína, cultivado em El Salvador. A Illys embala café em grãos inteiros, café pré-moído, cápsulas ESE e cápsulas iperEspresso, inclusive compatíveis para uso em máquinas de outras empresas.

A Illy desenvolveu sistema próprio de embalagem para preservar o café, onde as latas cheias de café são pressurizadas com nitrogênio, para evitar a oxidação. Então, o café Illy passou a ser comercializado fora da área de Trieste e acabou sendo comercializado em toda a Itália.

A illycaffè SpA comercializa produtos relacionados ao café em aproximadamente 140 países, em todo o mundo. A composição do grupo possui diversas empresas localizadas na América do Norte, França, Alemanha, Espanha, Bélgica e Holanda. O grupo emprega aproximadamente 800 pessoas nessas localidades.

Todavia, a illy mantém apenas uma sede no mundo inteiro, localizada na Via Flavia, Itália. Esta é responsável por toda a produção mundial do café comercializado pela marca que recebe cerca de 120 mil toneladas de café todos os dias.

Foto: Reprodução da Internet

Mais Inovações da Illy

Em 1974, illy passa a fornecer o café em doses individuais para a preparação de espresso, no escritório ou em casa. Já em 1988, registra a patente para a seleção digital dos grãos de café verde, permitindo escolher somente os grãos perfeitos, individualmente.

A empresa foi a primeira empresa do mundo a receber a certificação de sustentabilidade do Processo de Cadeia de Suprimentos Responsável (RSCP), concedida pela Det Norske Veritas (DNV).

No ano de 2009, em parceria com a Coca-Cola, a illy lançou a nova linha de bebidas energéticas, com sabor de café, comercializadas como illy issimo. No mesmo ano, a AirTran Airways começou a servir a bebida aos passageiros, desde então está disponível em cinco sabores: caffè, caffè no sugar, cappuccino , latte macchiato e mochaccino.

Related Post
Foto: Reprodução da Internet

Café e mais Café

Desde o final da década de 80, a illy compra seus grãos de café verde, cru, diretamente dos países de origem, e não dos mercados internacionais de commodities. A empresa compra exclusivamente café da espécie arábica, principalmente do Brasil, maior produtor mundial, mas também da Colômbia, Índia e países da África e América Central.

A Università del caffè (“Universidade do Café”) da Illy fornece treinamento gratuito para os produtores. No Brasil, um programa de nove meses (uma semana por mês) inclui 360 horas de aulas. A Illy compra entre 10% e 30% do café produzido por cafeicultores treinados na Universidade do Café a um preço premium, mas não exige que os cafeicultores façam contrato de exclusividade com a empresa.

Sugestão: Tem um perfeito equilíbrio entre ácido e amargo, o torra média dá à mistura illy uma nota doce e floral combinada com toques de torrada, caramelo e chocolate. Para quem prefere uma xícara de sabor suave e harmônico, esta é uma ótima opção, além de prática e em conta, clique e confira.

Foto: Reprodução da Internet

Illy na arte e xícaras

Na década de 90, surgem as xícaras illy Art Collection, além de lançar o novo logotipo, desenhado pelo artista americano James Rosenquist. Além disso, a Illy cria o Prêmio Brasil para reconhecer a excelência no cultivo do café. Hoje em dia, a illy é sinônimo de qualidade e de sabor italiano em todo o mundo.

Após o encontro com o renomado fotógrafo Sebastião Salgado, marcaram uma viagem para visitar os principais produtores de café. Portanto, com o intuito de homenagear as mulheres e os homens que o cultivam. O projeto durou 14 anos em 10 países, finalizando com a exposição ‘Profumo di sogno’ (Perfume de sonho).

Ainda, entre 2004 e 2012, a illycaffè financiou o Prêmio de Ciência Ernesto Illy Trieste, voltado para reconhecer pesquisadores científicos do mundo em desenvolvimento, em colaboração com a Academia Mundial de Ciências ( TWAS ). Além disso, a Illy foi destaque no documentário Black Gold de 2006 , em referência à comercialização de café da Etiópia.

Ficou curioso em experimentar e conhecer os produtos da illy Café? Então, confira tudo neste link.

Foto: Reprodução da Internet

Gostou de “Café Illy”?

Então, veja mais em Produtos.

  • Recent Posts

    Qual o Futuro Tecnológico do Agronegócio?

    Diante de crescimento financeiro do Ramo Agropecuário, as cooperativas baianas se preparam e estão de… Leia Mais

    03/03/2024

    Agrotech: startups trazem tecnologia e inovação para o agronegócio

    Agrotechs: O cenário das agrotechs ocupa o terceiro lugar (11,8%) entre os segmentos mais comuns… Leia Mais

    03/03/2024

    Árabes e Brasileiros: Diferenças e Semelhanças quando o assunto é o café

    Semana Internacional do Café teve demonstração do preparo à moda das aldeias árabes em programação… Leia Mais

    03/03/2024

    O que é Café Arábica?

    O que é Café Arábica? Você já deve ter ouvido falar neste nome, correto? Afinal,… Leia Mais

    03/03/2024

    Café orgânico vs café convencional: a diferença é real

    Você sabe a diferença? Entenda as diferenças de produção, sabor e impacto ambiental entre o… Leia Mais

    03/03/2024

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas: Confira estas dicas de Ricardo Martins, especialista… Leia Mais

    15/02/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais