Uncategorized

Bioativador: novidade contra nematoides vem de um extrato vegetal

Published by
Bioativador: novidade contra nematoides vem de um extrato vegetal. Foto: Divulgação

A novidade de maior repercussão no Congresso Brasileiro de Nematologia (CBN 2023) foi a apresentação dos primeiros resultados obtidos pelo bioativador vegetal Organic Bloom no controle de nematoides. Trata-se de uma solução orgânica formulada pela Ingal Agrotecnologia à base de ácido fítico, extraído do farelo de arroz e aminoácidos oriundos da soja.

Por ser um produto natural, obtido 100% de fontes vegetais, o Organic Bloom possui compatibilidade com outras tecnologias e se ajusta a uma ampla faixa de pH, podendo se adicionar junto à calda em aplicações. De acordo com a fabricante, o Organic Bloom ainda estimula a germinação, sendo compatível e sinérgico ao manejo biológico de culturas.

Além do efeito nematicida, esse bioativador vegetal solubiliza fósforo e protege de estresses bióticos e abióticos. “O Organic Bloom elevou sua posição no mercado agrícola desde que foi comprovada sua eficiência no laboratório e a campo em áreas experimentais”, afirmou a engenheira agrônoma Cristiane dos Reis, que é diretora de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Ingal Agrotecnologia.

Anúncios

Pesquisa e Aplicações

Ela conduziu esses estudos junto com a engenheira agrônoma Tatiane Zambiasi, mestre em Nematologia e diretora da Agromax Pesquisa e Desenvolvimento Agrícola, especializada em testes sobre manejo de nematoides. A pesquisa iniciou em Mato Grosso, mas houve ainda aplicações em lavouras comerciais em diversos outros estados.

Os resultados apontaram que o Organic Bloom é eficiente no manejo dos principais nematoides que comprometem a produtividade de soja, milho, feijão e algodão. O bioativador vegetal controlou os nematoides Meloidogyne incognitaMeloidogyne javanicaPratylenchus brachyurusHeterodera glycines e Rotylenchulus reniformis.

Tatiane Zambiasi afirmou que logo nos primeiros testes se constatou que o Organic Bloom teve efeito sobre os nematoides. Então, a partir daí, conta ela, começaram um processo de investigação do produto com vários testes em laboratório e em casa de vegetação, em condições controladas. Logo após também se fez testes de campo, em estação de pesquisa, para investigar todos os mecanismos de ação do produto.

“Descobrimos que o Organic Bloom tem uma ação muito eficiente sobre todos os principais nematoides – que causam prejuízos gigantescos em várias culturas no Brasil. Testamos sobre nematoides do cisto da soja, que é um grande problema no Brasil. Também aplicamos sobre nematoides de galhas e das lesões radiculares, em todos os resultados foram muito bons. Além disso, testamos sobre o nematoide reniforme (Rotylenchulus reniformis), que ataca a cultura do algodão, e também houve um ótimo controle”, aponta a especialista.

Related Post
Anúncios

Controle de Praga

De acordo com ela, para cada teste feito se descobriu diferentes mecanismos de ação, mas sempre com ótimo controle da praga. “Outros pesquisadores também fizeram testes – e todos eles constataram o mesmo sucesso. Por isso, aceitamos o convite da Ingal Agrotecnologia para apresentar nossa experiência no Congresso Brasileiro de Nematologia, porque o Organic Bloom é um produto diferenciado, ele não é químico e nem biológico, diferente de tudo que há no mercado”, explica.

Ademais, além de soja, milho, algodão e feijão, existem trabalhos também com mandioca e até com culturas de inverno no Sul do Brasil.

A Ingal Agrotecnologia revelou ainda uma nova pesquisa, dessa vez a cargo da doutora em Fitopatologia/Nematologia Claudia Dias Arieira. A pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá comprovou que o Organic Bloom induz resistência na soja aos nematoides Pratylenchus brachyurus e Meloidogyne javanica. Esse trabalho será apresentado na cidade do Cairo, capital do Egito, neste mês de setembro, durante a 53ª Reunião Anual da ONTA (Organização de Nematologistas da América Tropical).

O Organic Bloom teve desenvolvimento em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e conta com o selo IBD de Certificação Internacional de Produto Orgânico. A Ingal Agrotecnologia foi fundada por Fernando Caetano, e tem Nelson Borges como líder comercial na região do Cerrado brasileiro.

O CBN 2023, realizado de 21 a 24 de agosto, em Cuiabá-MT, teve o tema “Nematologia para o futuro: sustentabilidade e tecnologia”. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Nematologia e realizado pelo Grupo Regional de Estudos em Nematologia de Mato Grosso (Gren-MT).

Anúncios

Gostou de “Bioativador: novidade contra nematoides vem de um extrato vegetal”?

Então, leia mais em Notícias.

Anúncios
  • Recent Posts

    Bebidas quentes para o inverno

    Capuccino, Chocolate Cremoso, Chocolate em Pó 32%, Chai Latte e o exclusivo Matcha Latte são… Leia Mais

    13/07/2024

    Emprego na Nestlé: no Rio de Janeiro e São Bernardo

    Oportunidade de emprego na Nestlé, para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    13/07/2024

    Insumos Agrícolas: Produtores migram para compras online

    Insumos Agrícolas: Tendência é impulsionada pela digitalização no agronegócio que traz vantagens competitivas Leia Mais

    12/07/2024

    Sicredi disponibiliza R$ 66,5 bilhões no Plano Safra 2024/2025

    Valor representa aumento de 17% em relação ao crédito concedido na última safra: Sicredi disponibiliza… Leia Mais

    11/07/2024

    Projeto ReciclAção da Coopercam completa 10 anos

    Projeto ReciclAção da Coopercam completa 10 anos: Duas ações em um só projeto: preservação do… Leia Mais

    10/07/2024

    Compressores de refrigeração: Mobil traz inovação e eficiência

    Lubrificantes Mobil™ trazem inovação e eficiência para o mercado de compressores de refrigeração industrial Leia Mais

    09/07/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais