Artigos

Plantas daninhas: guia promete mais produtividade e rentabilidade

Published by
Plantas daninhas: guia promete mais produtividade e rentabilidade. Foto: Divulgação

Ponto chave na produção agrícola, o manejo de plantas daninhas é um dos principais fatores responsáveis pela produtividade e qualidade da lavoura. As plantas daninhas, além dos efeitos diretos na produção, afetam também o bolso do produtor.  E atenta a esse desafio e para ajudar o agricultor, a Trimble lançou um guia definitivo intitulado: “Tudo que você precisa saber sobre o combate a plantas daninhas”.

Disponível no Instagram da empresa e com o objetivo de apontar soluções para os principais desafios durante o manejo das plantas daninhas, o livro aborda questões que vão desde o surgimento das invasoras, passando pelos impactos nos custos da produção até os pilares para um manejo estratégico e eficiente. Com linguagem simples e acessível, o guia foi escrito pelo pós-doutor em Plantas Daninhas e professor da UFPR, Leandro Paiola, e pelo doutor em Fitotecnia e professor da UFPR, Alfredo Junior Paiola.

O Guia sobre Plantas Daninhas

“Este guia é uma ótima referência para agricultores, estudantes e profissionais que desejam explorar as técnicas de manejo de plantas daninhas e as tecnologias disponíveis. É sobre ensinar qual a melhor forma de manejar as plantas daninhas e com muito conhecimento prático”, pontuou o gerente de marketing Latam da Trimble, Giancarlo Fasolin.

As plantas daninhas, também denominadas como invasoras, se desenvolvem em condições adversas como lugares secos ou úmidos. Assim como em temperaturas baixas ou altas e diversos tipos de solo. Tais plantas possuem a capacidade de produzir sementes viáveis de forma abundante, com variadas formas de dispersão. Além disso, ainda possuem resistência ao ataque de pragas e doenças.

De acordo com a Embrapa, as perdas estimadas com as plantas daninhas podem chegar a mais de 90% quando não há controle. Por isso, o produtor deve realizar um manejo integrado onde várias práticas podem ter uso, como por exemplo:

  • Rotação de culturas: pesquisas apontam que uma boa cobertura de solo pode reduzir em até 93% a infestação. E a palhada pode ser “o melhor herbicida em algumas situações”, aponta o guia.
  • Desenvolvimento do perfil do solo: solos bem corrigidos, estruturados e adubados em profundidade proporcionam o melhor desenvolvimento da cultura.
  • Controle químico preciso: dependendo da tecnologia, o controle químico se realiza de forma precisa, diretamente sobre a planta invasora.

Solução da Trimble

E a Trimble conta com uma ferramenta que realiza esse controle químico pontual. Denominada WeedSeeker 2, a tecnologia é capaz de realizar a aplicação de forma precisa, diretamente sobre a planta daninha. Assim, de forma melhor e mais eficiente que a pulverização tradicional. 

Related Post

A solução é acionada de forma prática: os sensores inteligentes são instalados sobre a barra de pulverização, podendo variar de acordo com a extensão desejada, e eles identificam por meio do sinal infravermelho a tonalidade verde da planta daninha. Esta tecnologia se chama popularmente de verde sobre verde

Logo que a planta invasora é identificada, o sensor dispara diretamente sobre ela o defensivo agrícola. Portanto, o produto não atinge a cultura plantada, apenas o local específico onde está a planta daninha. 

“O uso dessa tecnologia que identifica a planta invasora pontualmente reduz bastante a quantia de defensivo usado. E esse tipo de aplicação localizada é especialmente útil no combate a ervas daninhas resistentes a herbicidas, pois elas requerem produtos químicos mais caros. Ao direcionar produto para as ervas daninhas resistentes individualmente, os sistemas de aplicação localizada permitem a eliminação de plantas invasoras problemáticas, reduzindo significativamente a quantidade de herbicidas de custo mais alto. Além da redução de produtos químicos aplicados, há também um grande benefício para o meio ambiente e principalmente para o bolso do produtor”, explicou o especialista de produtos Trimble, Fernando Compagnon”.

Sobre a Trimble Agricultura 

A Trimble Agricultura desenvolve soluções tecnológicas para facilitar a vida do produtor. Com um amplo portfólio em agricultura de precisão, que vai desde o plantio até a colheita, o produtor alia economia de insumos a produtividade de forma sustentável e descomplicada.

A empresa americana está presente no Brasil há décadas e é reconhecida pelo seu pioneirismo no mercado de telas, pilotos e sinais de correção de alta precisão, e por sua inovação contínua, como o caso do sistema de aplicação seletiva Weedseeker 2, capaz de garantir economia de até 95% em herbicidas. Para mais informações, visite: agro.trimble.com.br.

Gostou de “Plantas daninhas: guia promete mais produtividade e rentabilidade”?

Então, leia mais em Notícias.

  • Recent Posts

    Nestlé recebendo currículos no ABC e RJ

    A Nestlé está recebendo currículos para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    17/05/2024

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas?

    Como o agro vai reagir diante das mudanças climáticas? Confira este artigo de Leandro Viegas,… Leia Mais

    21/04/2024

    Captura e Armazenamento de Carbono: Congresso da CCS no RJ

    CCS Tech Summit faz parte da programação Carbon Capture Expo South America, única feira nacional… Leia Mais

    14/04/2024

    IFAT Brasil: tecnologias para eficiência energética e reduzir custos

    IFAT Brasil apresentará tecnologias ambientais para ampliar eficiência energética e reduzir custos operacionais no agronegócio Leia Mais

    14/04/2024

    Fruit Attraction: feira de frutas e vegetais em São Paulo

    Fruit Attraction: autoridades brasileiras marcam presença na inauguração da feira de frutas e vegetais em… Leia Mais

    14/04/2024

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor

    Cerrado Mineiro: Café Espresso com um toque de tradição e sabor; Lançamento é um convite… Leia Mais

    14/04/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais