Artigos

Plantas daninhas: guia promete mais produtividade e rentabilidade

Published by
Plantas daninhas: guia promete mais produtividade e rentabilidade. Foto: Divulgação

Ponto chave na produção agrícola, o manejo de plantas daninhas é um dos principais fatores responsáveis pela produtividade e qualidade da lavoura. As plantas daninhas, além dos efeitos diretos na produção, afetam também o bolso do produtor.  E atenta a esse desafio e para ajudar o agricultor, a Trimble lançou um guia definitivo intitulado: “Tudo que você precisa saber sobre o combate a plantas daninhas”.

Disponível no Instagram da empresa e com o objetivo de apontar soluções para os principais desafios durante o manejo das plantas daninhas, o livro aborda questões que vão desde o surgimento das invasoras, passando pelos impactos nos custos da produção até os pilares para um manejo estratégico e eficiente. Com linguagem simples e acessível, o guia foi escrito pelo pós-doutor em Plantas Daninhas e professor da UFPR, Leandro Paiola, e pelo doutor em Fitotecnia e professor da UFPR, Alfredo Junior Paiola.

O Guia sobre Plantas Daninhas

“Este guia é uma ótima referência para agricultores, estudantes e profissionais que desejam explorar as técnicas de manejo de plantas daninhas e as tecnologias disponíveis. É sobre ensinar qual a melhor forma de manejar as plantas daninhas e com muito conhecimento prático”, pontuou o gerente de marketing Latam da Trimble, Giancarlo Fasolin.

As plantas daninhas, também denominadas como invasoras, se desenvolvem em condições adversas como lugares secos ou úmidos. Assim como em temperaturas baixas ou altas e diversos tipos de solo. Tais plantas possuem a capacidade de produzir sementes viáveis de forma abundante, com variadas formas de dispersão. Além disso, ainda possuem resistência ao ataque de pragas e doenças.

De acordo com a Embrapa, as perdas estimadas com as plantas daninhas podem chegar a mais de 90% quando não há controle. Por isso, o produtor deve realizar um manejo integrado onde várias práticas podem ter uso, como por exemplo:

  • Rotação de culturas: pesquisas apontam que uma boa cobertura de solo pode reduzir em até 93% a infestação. E a palhada pode ser “o melhor herbicida em algumas situações”, aponta o guia.
  • Desenvolvimento do perfil do solo: solos bem corrigidos, estruturados e adubados em profundidade proporcionam o melhor desenvolvimento da cultura.
  • Controle químico preciso: dependendo da tecnologia, o controle químico se realiza de forma precisa, diretamente sobre a planta invasora.

Solução da Trimble

E a Trimble conta com uma ferramenta que realiza esse controle químico pontual. Denominada WeedSeeker 2, a tecnologia é capaz de realizar a aplicação de forma precisa, diretamente sobre a planta daninha. Assim, de forma melhor e mais eficiente que a pulverização tradicional. 

Related Post

A solução é acionada de forma prática: os sensores inteligentes são instalados sobre a barra de pulverização, podendo variar de acordo com a extensão desejada, e eles identificam por meio do sinal infravermelho a tonalidade verde da planta daninha. Esta tecnologia se chama popularmente de verde sobre verde

Logo que a planta invasora é identificada, o sensor dispara diretamente sobre ela o defensivo agrícola. Portanto, o produto não atinge a cultura plantada, apenas o local específico onde está a planta daninha. 

“O uso dessa tecnologia que identifica a planta invasora pontualmente reduz bastante a quantia de defensivo usado. E esse tipo de aplicação localizada é especialmente útil no combate a ervas daninhas resistentes a herbicidas, pois elas requerem produtos químicos mais caros. Ao direcionar produto para as ervas daninhas resistentes individualmente, os sistemas de aplicação localizada permitem a eliminação de plantas invasoras problemáticas, reduzindo significativamente a quantidade de herbicidas de custo mais alto. Além da redução de produtos químicos aplicados, há também um grande benefício para o meio ambiente e principalmente para o bolso do produtor”, explicou o especialista de produtos Trimble, Fernando Compagnon”.

Sobre a Trimble Agricultura 

A Trimble Agricultura desenvolve soluções tecnológicas para facilitar a vida do produtor. Com um amplo portfólio em agricultura de precisão, que vai desde o plantio até a colheita, o produtor alia economia de insumos a produtividade de forma sustentável e descomplicada.

A empresa americana está presente no Brasil há décadas e é reconhecida pelo seu pioneirismo no mercado de telas, pilotos e sinais de correção de alta precisão, e por sua inovação contínua, como o caso do sistema de aplicação seletiva Weedseeker 2, capaz de garantir economia de até 95% em herbicidas. Para mais informações, visite: agro.trimble.com.br.

Gostou de “Plantas daninhas: guia promete mais produtividade e rentabilidade”?

Então, leia mais em Notícias.

  • Recent Posts

    Bebidas quentes para o inverno

    Capuccino, Chocolate Cremoso, Chocolate em Pó 32%, Chai Latte e o exclusivo Matcha Latte são… Leia Mais

    13/07/2024

    Emprego na Nestlé: no Rio de Janeiro e São Bernardo

    Oportunidade de emprego na Nestlé, para Reposição, Especialista de Processos e Auxiliar Armazéns no RJ… Leia Mais

    13/07/2024

    Insumos Agrícolas: Produtores migram para compras online

    Insumos Agrícolas: Tendência é impulsionada pela digitalização no agronegócio que traz vantagens competitivas Leia Mais

    12/07/2024

    Sicredi disponibiliza R$ 66,5 bilhões no Plano Safra 2024/2025

    Valor representa aumento de 17% em relação ao crédito concedido na última safra: Sicredi disponibiliza… Leia Mais

    11/07/2024

    Projeto ReciclAção da Coopercam completa 10 anos

    Projeto ReciclAção da Coopercam completa 10 anos: Duas ações em um só projeto: preservação do… Leia Mais

    10/07/2024

    Compressores de refrigeração: Mobil traz inovação e eficiência

    Lubrificantes Mobil™ trazem inovação e eficiência para o mercado de compressores de refrigeração industrial Leia Mais

    09/07/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais