Notícias

Mulheres do Agro de Campos Gerais: Fortalecendo a presença feminina no setor

Published by
Mulheres do Agro de Campos Gerais. Imagem: Divulgação/Coopercam

1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais tem como meta fortalecer a presença feminina no setor

Que as mulheres estão cada vez mais presentes no agronegócio, já não é novidade para ninguém. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de estabelecimentos rurais administrados por mulheres aumentou 38% entre os anos de 1998 e 2020. O Censo Agropecuário 2017, também do IBGE, mostra que 947 mil mulheres fazem parte do comando de propriedades rurais no país.

O cenário em Minas Gerais não é diferente. Em dez anos, segundo a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a participação da mulher no agronegócio mineiro cresceu 46%. Em 2006, eram 59,3 mil estabelecimentos agropecuários; em 2017, aumentou para 86,7 mil. Essa é uma realidade presente de norte a sul do país, e a tendência é que esses números aumentem ainda mais.

1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais

No Sul de Minas, onde o café é a cultura predominante, as mulheres também se destacam no universo agro. Para fortalecer ainda mais a presença feminina no setor, um grupo de mulheres de Campos Gerais irá realizar, no dia 23 de junho, o 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais. O objetivo do evento é fomentar, por meio da troca de conhecimentos e experiências, a consciência sobre a importância da mulher que trabalha nos mais diversos ramos agropecuários do município.

Com o apoio de órgãos públicos, empresas da cidade, entidades, cooperativas e produtoras rurais, o evento espera reunir cerca de 150 mulheres para discutir o seu papel no agronegócio e contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento do setor. A primeira edição do evento irá contar com a participação de Daniele Pereira Baliza, professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, e Silvana Maria Novais Ferreira Ribeiro, Gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema FAEMG SENAR.  Para descontrair, Pedro Laurence Silva Carvalho, instrutor do Sistema FAEMG SENAR, irá apresentar uma oficina de barista. Aliás, com preparo de café e bebidas derivadas do grão.

“Importante ressaltar que o 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campo Gerais será gratuito e aberto a todas as mulheres da região que trabalham no setor, independentemente da cultura”, lembra Pâmela Corrêa, supervisora de Marketing da Coopercam.  A participação no evento deverá ser garantida por meio de inscrição prévia, que poderá ser feita pelo link https://www.instagram.com/mulheresdoagro.cg/.

Serviço

Evento: 1º Encontro das Mulheres do Agro de Campos Gerais

Dia: 23 de junho de 2023

Related Post

Horário: 16h

Local: Polo UAB Campos Gerais (Rua Prefeito Jorge de Paula Memberg, 689)

Mais informações: Marketing Coopercam / (35) 99899-0031

Sobre as Palestrantes

Daniele Pereira Baliza

Graduada em Agronomia; mestrado, doutorado e pós-doutorado em Agronomia (Fitotecnia) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Iniciou sua carreira no magistério em 2012 no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), Campus Rio Pomba, onde ministrou aulas em cursos superiores e técnicos. Atualmente é professora do IF Sudeste MG, Campus Bom Sucesso, onde além de ministrar aulas no curso superior de Gestão Ambiental, técnico em Meio Ambiente e cursos FIC, desenvolve projetos de Pesquisa e Extensão Inovadora, principalmente nas áreas: Mulheres Rurais (relações de gênero), Cafeicultura (tecnologias) e Proteção ao Meio Ambiente. É Diretora de Pesquisa da Aliança Internacional das Mulheres do Café no Brasil (IWCA Brasil – trabalho voluntário).

Silvana Maria Novais Ferreira Ribeiro

Formada em Engenharia Agronômica, pela UFV, especialização em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas e em Fruticultura Comercial pela UFLA, atualização em Gerência de Projetos pela FGV, MBA em Gestão de Agronegócio: Estratégia, Transformação e Tecnologia pela Escola de Negócios FIA.  Iniciou suas atividades como agrônoma na implantação de projetos em perímetros irrigados, assistência a produtores e gestão de produção. Foi instrutora e Gerente Regional do Senar Minas e Superintendente do Instituto Antônio Ernesto de Salvo – INAES. Responsável pelo projeto Novo Agro 4.0 e coordenadora da primeira Venture Builder do Agro no Brasil. Atualmente ocupa o cargo de Gerente da Mulher, do Jovem e de Inovação do Sistema FAEMG SENAR.

Gostou de “Mulheres do Agro de Campos Gerais: A presença feminina no setor”?

Então, leia mais em Notícias.

  • Recent Posts

    Qual o Futuro Tecnológico do Agronegócio?

    Diante de crescimento financeiro do Ramo Agropecuário, as cooperativas baianas se preparam e estão de… Leia Mais

    03/03/2024

    Agrotech: startups trazem tecnologia e inovação para o agronegócio

    Agrotechs: O cenário das agrotechs ocupa o terceiro lugar (11,8%) entre os segmentos mais comuns… Leia Mais

    03/03/2024

    Árabes e Brasileiros: Diferenças e Semelhanças quando o assunto é o café

    Semana Internacional do Café teve demonstração do preparo à moda das aldeias árabes em programação… Leia Mais

    03/03/2024

    O que é Café Arábica?

    O que é Café Arábica? Você já deve ter ouvido falar neste nome, correto? Afinal,… Leia Mais

    03/03/2024

    Café orgânico vs café convencional: a diferença é real

    Você sabe a diferença? Entenda as diferenças de produção, sabor e impacto ambiental entre o… Leia Mais

    03/03/2024

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas: Confira estas dicas de Ricardo Martins, especialista… Leia Mais

    15/02/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais