Artigos

Inovação no Agronegócio

Published by

O papel da agroindústria e a importância da inovação no agronegócio brasileiro, por Giordania R Tavares.

As boas projeções para o agronegócio em 2023 chamam a atenção de toda a economia do país, segundo previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, com a recuperação da produção de soja, a colheita brasileira deve atingir o recorde de 296,2 milhões de toneladas neste ano. Aliás, um aumento de 12,6% em relação a 2022.

Já o Instituto Brasileiro de Economia, da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), estima que o PIB do setor deve avançar 8% ante recuo de 2% em 2022. Caso as projeções se confirmem, será o maior crescimento registrado do setor desde 2017, com alta recorde de 14,2%. 

Com o Produto Interno Bruto beirando 25%, segundo estimou o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Esalq/USP, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), mesmo abaixo dos 27% de 2021 – quando atingiu patamar recorde, ainda coloca o Brasil em evidência como uma das principais nações agrícolas do mundo.

Não é à toa que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aprovou uma unidade para fomentar a inovação entre o agro e a indústria. A chamada agroindústria é um segmento que contribui diretamente para o desenvolvimento do setor, com soluções tanto para o benefício econômico quanto o sustentável.

Related Post

Desafios

O potencial do setor exige novos investimentos e, quando as instituições nacionais incentivam e colocam em prática a adoção de novas tecnologias em parceria com a indústria, todos ganham. Sendo assim, além de nanotecnologia, biotecnologia, sensores, equipamentos, metodologias de precisão digital integrada a Internet das coisas (IoT), existem outras possibilidades tecnológicas. Por exemplo, como produtos para garantir o controle de qualidade, segurança no armazenamento e na integridade dos colaboradores em todas as etapas de produção. Além disso, da automação, que pode ser integrada à inteligência artificial.

Com passos rumo a mudanças significativas, a agroindústria, que tem participação de 5,9% no PIB segundo a Embrapa, promove transformação e integração relevantes entre o mercado e a economia, já que estimula, também, a utilização mais consciente dos recursos naturais. Reconhecer que as diversas indústrias podem contribuir de alguma forma com soluções que vão elevar a produtividade. Além disso, proteção do solo e economia de água é um grande passo para a redução de custos e fortalecimento de uma cadeia produtiva mais sustentável.

O Brasil tem todas as ferramentas necessárias para construir esse caminho longo e próspero para o agronegócio. Dessa forma, com o apoio da agroindústria e demais players do mercado que tenham boas ideias e vontade de sustentá-las de forma inovadora e rentável. 

Sobre Giordania Tavares

Giordania R. Tavares é graduada em administração pela UNICID, com especialização pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.  A executiva tem mais de 20 anos de experiência no mercado de portas rápidas industriais e equipamentos desenvolvidos especialmente para isolamento e segurança dos mais variados ambientes industriais e logísticos. Ademais, como CEO foi responsável por tornar a Rayflex expoente de mercado no Brasil e na América Latina.

Gostou de “Inovação no Agronegócio”?

Então, leia mais em Notícias.

Giordania Tavares, CEO da Rayflex. Foto: Divulgação
Share
Published by
  • Recent Posts

    Qual o Futuro Tecnológico do Agronegócio?

    Diante de crescimento financeiro do Ramo Agropecuário, as cooperativas baianas se preparam e estão de… Leia Mais

    03/03/2024

    Agrotech: startups trazem tecnologia e inovação para o agronegócio

    Agrotechs: O cenário das agrotechs ocupa o terceiro lugar (11,8%) entre os segmentos mais comuns… Leia Mais

    03/03/2024

    Árabes e Brasileiros: Diferenças e Semelhanças quando o assunto é o café

    Semana Internacional do Café teve demonstração do preparo à moda das aldeias árabes em programação… Leia Mais

    03/03/2024

    O que é Café Arábica?

    O que é Café Arábica? Você já deve ter ouvido falar neste nome, correto? Afinal,… Leia Mais

    03/03/2024

    Café orgânico vs café convencional: a diferença é real

    Você sabe a diferença? Entenda as diferenças de produção, sabor e impacto ambiental entre o… Leia Mais

    03/03/2024

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas

    6 Estratégias de marketing internacional de empresas agrícolas: Confira estas dicas de Ricardo Martins, especialista… Leia Mais

    15/02/2024

    Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

    Leia Mais